Descida do West Ham pode custar fortuna aos contribuintes de Londres
A possível despromoção do West Ham, de Nuno Espírito Santo, da Premier League poderá ter um impacto financeiro significativo para os contribuintes de Londres, que poderão ter de suportar um custo adicional de cerca de 2,8 milhões de euros por ano. A situação decorre de uma cláusula no contrato de arrendamento do London Stadium, casa do clube.
Após a derrota por 1-3 frente ao Newcastle no domingo, os hammers encontram-se numa posição delicada, ocupando o 18.º lugar da tabela a apenas uma jornada do fim. A descida ao Championship parece quase certa, bastando para isso que o Tottenham, que tem dois pontos de vantagem, um jogo a menos e uma diferença de golos muito superior, consiga vencer contra o Chelsea na terça-feira.
O contrato de arrendamento de 99 anos estipula que, em caso de despromoção, o West Ham pagará à Greater London Authority cerca de metade da sua renda anual atual, que é de cinco milhões de euros. Esta redução na receita terá de ser compensada pelos contribuintes londrinos, que já participam nos custos operacionais do estádio, como a segurança.
Sadiq Khan, o presidente da Câmara de Londres, alertou para as consequências. «Se o West Ham for despromovido, nós, os contribuintes, a Câmara Municipal, poderemos perder até 2,8 milhões de euros por ano», afirmou. O autarca acrescentou, em tom de apelo: «Portanto, o que eu digo aos londrinos que não apoiam os spurs é que provavelmente deveriam estar a torcer pelo West Ham, porque o contribuinte sairá a perder se o West Ham descer.».
Além da redução da renda, prevê-se uma quebra nas receitas comerciais do London Stadium caso o West Ham dispute o Championship. Adicionalmente, os custos com a segurança aumentarão, uma vez que a segunda divisão implica a realização de 23 jogos em casa, em comparação com os 19 da Premier League.
#DAZNPremier
Artigos Relacionados: