Debast titular na Bélgica não impede vitória da França
A França foi à casa da Bélgica vencer por 2-1, na 4.ª jornada do Grupo A2, e manteve-se no encalce de Itália (que venceu Israel) no topo do grupo. Debast teve exibição sólida na direita da defesa belga.
Os diabos vermelhos, usando um equipamento inspirado na popular banda desenhada Tintim, começaram bem o jogo e podiam ter marcado primeiro: Saliba fez falta sobre Openda na grande área, Tielemans avançou para a marcação do penálti, mas falhou por completo o alvo.
Tielemans a colocar a bola na bancada ❌#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #LigadasNações #Belgica #França pic.twitter.com/ztuVnFwB0x
— sport tv (@sporttvportugal) October 14, 2024
A jogar à direita da defesa, Debast foi o central mais certeiro da Bélgica, já que os outros dois colegas de posição estiveram ligados aos golos franceses. Aos 35’, Wout Faes teve uma abordagem infantil dentro da área, parando claramente a bola com o braço. Na conversão do penálti, Kolo Muani não imitou Tielemans e fez o 1-0.
~Kolo Muani não vacila 😎#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #LigadasNações #Belgica #França pic.twitter.com/zVsVxuWmhF
— sport tv (@sporttvportugal) October 14, 2024
Lois Openda era o mais inconformado no lado belga e assumiu a responsabilidade de empatar a partida em cima do intervalo – bom cabeceamento após passe de Castagne.
Openda a empatar no cair do pano da primeira parte 🔥#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #LigadasNações #Belgica #França pic.twitter.com/0adyyUx3K8
— sport tv (@sporttvportugal) October 14, 2024
Já no 2.º tempo, Manu Koné ainda viu um golo seu invalidado (por mão na bola) e Kolo Muani voltaria a faturar. Aproveitando um cruzamento de Lucas Digne, o avançado do PSG fugiu à marcação de Arthur Theate e cabeceou para o golo, para o desespero de Debast.
Aos 76’, Tchouaméni, que capitaneou os bleus na ausência de Mbappé, foi expulso ao fazer uma falta sobre Tielemans, que estava isolado à entrada da grande área. Mas a equipa belga esteve muito desinspirada e não voltou a bater Mike Maignan.
A Bélgica vê assim o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações complicar-se muito. A duas jornadas do fim, está a cinco pontos da França, que ainda vai lutar pelo 1.º lugar do grupo com a Itália.