Portugal 3-2 Polónia
Final da partida! Portugal garante o pleno de vitórias na fase de grupos com uma prestação pouco brilhante, mas de missão cumprida.
40': A 38 segundos do final, Zastawnik - o melhor jogador polaco - empreendeu mais um movimento interior, mas Edu estava lá para travar o remate.
Confirma-se o 5x4 polaco. Portugal resiste nos três minutos finais.
Timeout pedido pela Polónia - vem aí guarda-redes avançado.
37': Golo de Portugal! Eis o terceiro golo luso - e o primeiro (quiçá o único?) da segunda parte: bom trabalho de Pauleta pela direita para ação pouco feliz de Kriezel na tentativa de intercetar a bola e, enquadrado com a baliza, Ruben Góis não perdoou.
36': Que perdida de Pauleta! Lúcio Rocha foi sagaz a recuperar a bola em zona adiantada e serviu o companheiro de equipa que, por sua vez, atirou por cima quando se encontrava em excelente posição.
36': Tomás Paçó perto do bis, com um remate forte e bem colocado a partir de longe, mas Kaluza opôs-se com uma defesa de qualidade e grande elasticidade!
35': Ruben Góis vai-se mostrando o elemento mais inconformado da (desinspirada) equipa portuguesa nesta segunda parte e atirou para desvio na defesa polaca.
34': Cartão amarelo para Marek (Polónia).
33': Pany Varela volta a tirar um coelho da cartola antes de atirar, mas Kaluza estava atento e defendeu para canto.
31': O lance do segundo polaco quase tirado a papel químico, porém desta feita Edu estava atento e defendeu com qualidade.
30': Novo remate com perigo de Zastawnik, que protagonizou uma diagonal e atirou perto do travessão.
29': Responde Portugal, por Lúcio Rocha e um remate cruzado e rasteiro que passa ao lado.
29': A Polónia continua a lutar pelo resultado e Jankowski, com pouco ângulo, obrigou Edu a aplicar-se.
26': Ruben Góis ao poste... e que belo golo seria! Bom apontamento individual do pivot português, seguido de remate forte e pouco ao lado da baliza polaca.
26': Sem espaço para progredir, Marek tentou o remate, controlado por Edu.
25': Zastawnik, muito interventivo, voltou a rematar, mas a bola sofre um desvio para canto.
24': Rúben Góis intervém pela primeira vez no capítulo do remate e quase marca! Boa defesa do guardião Kaluza.
22': Edu volta a defender uma tentativa polaca, de meia distância.
21': Os polacos regressaram para o segundo tempo com a mesma determinação com que terminaram a primeira. Jankowski apareceu bem, mas Edu opôs-se ainda melhor.
Começa a segunda parte!
Intervalo. Tudo igualado após a primeira parte!
20': A seis segundos do intervalo... é Edu quem evita a reviravolta com uma intervenção salvadora com o pé esquerdo, numa situação de 2x1 na área lusa. Enorme defesa!
20': Pany Varela com uma excelente iniciativa individual pela esquerda, e Kutchy, num último esforço, não conseguiram bater Kaluza.
Já no último minuto, a equipa portuguesa tenta recuperar o controlo perante uma brava equipa polaca, que vai fazendo por merecer a igualdade.
18': Golo da Polónia! Um bonito golo do conjunto da Europa Central - Kriezel bateu a reposição lateral de forma aérea, levantando a bola até ao lado contrário e para um reate de primeira de Zastawnik, junto ao primeiro poste.
16': A Polónia não se entrega e volta a rematar pelo seu capitão, Kriezel, por duas vezes. Na primeira delas, Edu teve de aplicar-se e defender para canto.
16': Erick Mendonça tinha pouco ângulo... mas marcaria, não estivesse Kaluza atento a corresponder com uma boa estirada.
15': Golo de Portugal! A equipa lusa acordou a cinco minutos do intervalo e contou com a inspiração de André Coelho, autor de um golaço ao ângulo.
15': Lúcio Rocha por duas vezes... e por duas vezes interpõe-se Kaluza! Bem o guardião polaco.
15': Portugal tentou afastar a pressão num canto e uma bola aérea, mas o remate de André Coelho foi totalmente falhado.
Jorge Braz mostrou-se insatisfeito com o golo sofrido - e com a prestação portuguesa nos últimos minutos - e pediu timeout.
14': Golo da Polónia! Bom momento dos polacos no jogo, coroado com um livre muito bem colocado por Leszcxak, descaído para a esquerda, após falta cometida por Tomás Paçó.
13': A Polónia volta a tentar, num remate cruzado de Kaniewski que passa ao lado da baliza portuguesa.
12': O livre correspondente foi batido por Pawlus com força, mas contra o peito de Edu.
12': cartão amarelo para Edmilson Kutchy (Portugal).
Os juízes da partida sancionam falta de Kutchy, mas fora da área.
A Polónia pede vídeo support, por pretenso penálti sobre Zastawnik.
11': Kutchy quase amplia! Boa jogada de Bruno Coelho pela direita antes de isolar o companheiro ao segundo poste onde, todavia, atirou por alto.
11': Bola ao poste! Um canto batido por Kriezel embateu caprichosamente em Bruno Coelho e quase ludibriava Edu.
Timeout pedido pela Polónia, que procura anular a desvantagem mínima criada pelo golo de Paçó.
9': Edu volta a intervir, mas muito bem colocado para espalmar o remate de longa distância de Madziag.
O passar dos minutos e a rotação de todo o banco permitiu que o controlo da partida se mantivesse no lado luso, mesmo sem necessitar de forçar. A Polónia tenta rematar, amiúde, mas apenas por uma vez assustou Edu.
6': Golo de Portugal! Está aberto o marcador e na primeira jogada de ataque continuado bem finalizada pela equipa lusa - Pauleta carregou pelo corredor central e abriu na direita, onde surgiu Tomás Paçó a desviar certeiro para as redes polacas.
6': Kaluza, guardião polaco, tentou a sorte com um remate potente, apesar de distante da baliza lusa.
5': A primeira situação de perigo para Portugal! Tomás Paçó armou o remate a partir de posição distante e obrigou Kaluza a boa defesa.
3': Começa a rotação na equipa nacional - Tomás Paçó já entrou, entrarão Bruno Coelho, Rúben Góis e Pauleta nos próximos instrantes.
1': Sai a primeira defesa de Edu, com o pé direito, em resposta a um remate bem enquadrado de Zastawnik.
1': Com 30 segundos disputados, os primeiros remates, ambos para a Polónia, porém sem grande perigo.
Começa a partida!
Decorre a escolha de campo e a partida está a instantes de ter início.
Escutam-se os hinos, a começar pelo hino polaco.
Árbitro: Grigori Ošomkov (Estónia)
Segundo árbitro: Viktor Bugenko (Moldávia)
Terceiro árbitro: Arttu Kyynaeraeinen (Finlândia)
Quarto árbitro: Bogdan Hanceariuc (Roménia)
Cronometrista: David Glavonjic (Suécia)
Faltam pouco mais de dez minutos para a partida começar... e Portugal já conhece o adversário que se segue: será a Bélgica, no domingo.
POLÓNIA: Michal Kaluza, Sebastian Grubalski, Mikolaj Zastawnik, Grzegorz Haraburda e Tomasz Kriezel (c).
PORTUGAL: Edu Sousa, Afonso Jesus, Edmilson Kutchy, Lúcio Rocha e Diogo Santos.
Já há equipas!
Dia de conquistar três vitórias em três jogos! ✨🇵🇹 #FazHistória | #FutsalEURO pic.twitter.com/vGh7q6AZkQ
— Portugal (@selecaoportugal) January 29, 2026
Na antevisão à partida, Jorge Braz garantiu que, em momento algum, Portugal irá levantar o pé, apontando à «perfeição», resultante de três vitórias em três possíveis.
Ao seu lado, Edu - que poderá ser titular nesta partida, depois de já ter somado minutos frente à Hungria - descreveu que a concorrência com Bernardo Paçó pela baliza portuguesa é «saudável».
Já a Polónia entra em quadra já afastada da prova após ter perdido por 4-2 com a Hungria e 4-0 com a Itália e procura encerrar a sua participação a pontuar e com uma imagem positiva.
O jogo marcado para o início desta noite oferece apenas ao conjunto português a motivação de alcançar o pleno na fase de grupos e manter intacto o percurso na prova, com três vitórias no mesmo número de jornadas.
Portugal entra em quadra com tudo resolvido - já se encontra qualificado para os quartos de final do Europeu e como vencedor do Grupo D iniciou após vitórias claras sobre a Itália (6-2) e a Hungria (5-1), e encerra a primeira fase esta quinta-feira, frente à Polónia.
Boa tarde! A Seleção Nacional de futsal defronta esta quinta-feira a Polónia a partir das 19:30 horas, num jogo válido pela 3.ª jornada do Campeonato da Europa da modalidade, cuja organização é tripartida por Letónia, Lituânia e Eslovénia.