Chaves-Farense: conforto algarvio para travar (a ameaça de) escalada transmontana
Ora aí está um jogo que os mais antigos convencionaram designar como sendo de... tripla. Não é que os mais novos não possam dizer o mesmo, naturalmente, mas a expressão tem algumas décadas e era utilizada quando os apostadores estavam indecisos no resultado que haveriam de colocar no tradicional Totobola.
Falamos do duelo entre o Chaves e o Farense, referente à 20.ª jornada da Liga e que está agendado para as 15.30 horas de hoje, no Estádio Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Trás-os-Montes.
Olhando para a tabela classificativa, talvez o risco fosse menor ao colocar-se uma cruz no símbolo 2. Afinal, o Farense está a meio da tabela, com 24 pontos, em contraste com o Chaves, que está no 17.º e penúltimo lugar, com apenas 13. E até a dupla (X2) poderia ser uma boa hipótese. Mas a leitura pode (e se calhar deve mesmo...) ser ainda mais segura.
Ousamos dizer que a tal tripla (1X2) é uma decisão mais sensata. Partindo do princípio matemático que, com esta escolha, o apostador acertará, com toda a certeza, no resultado, são, depois, os factos que fazem aumentar a indecisão quanto ao (possível) vencedor do encontro desta tarde.
Não está a ser uma época particularmente feliz para os flavienses. O início de Campeonato foi bastante negativo - cinco derrotas nas primeiras cinco jornadas - e esse arranque (que custou o lugar a José Gomes, recentemente apresentado como treinador do Zamalek, do Egipto) começou logo a complicar as contas de um clube que tem como principal objetivo a permanência na Liga.
A entrada de Moreno Teixeira para o cargo teve efeitos imediatos ao nível dos resultados e nos três jogos seguintes a equipa conquistou sete pontos em nove possíveis: empate com o Estrela da Amadora (2-2) e vitórias diante de Arouca (2-0) e Gil Vicente (4-2). Foi, ainda assim, sol de pouca dura...
Seguiram-se três derrotas consecutivas, com Vitória de Guimarães (0-5), Benfica (0-2) e Portimonense (1-2), sendo que o triunfo na ronda seguinte, frente ao Vizela (2-1) chegou a dar a ideia de nova retoma. Puro engano. Porque daí para cá... não mais o Chaves ganhou.
Depois desse triunfo com os minhotos, conseguido à 12.ª jornada, já há mais de dois meses (1 de dezembro de 2023), os transmontanos foram pouco valentes e entraram na pior fase da época até ao momento: quatro derrotas - Estoril (0-4), Casa Pia (1-3), FC Porto (0-1) e Sporting (0-3) - e três empates - Famalicão (2-2), Rio Ave (0-0) e SC Braga (1-1).
Mas o que faz, então, acreditar que o Chaves pode mesmo vencer o Farense e dar força à tal tripla no Totobola? Os últimos dois jogos, caro leitor. Porque além de terem quebrado o ciclo de derrotas, os comandados de Moreno realizaram exibições extremamente positivas diante de Vizela (onde só a falta de eficácia na finalização impediu o triunfo) e SC Braga (jogo em que até estiveram na frente do marcador, tendo, inclusivamente, oportunidades para ampliar a vantagem). E é também por isso que balneário, equipa técnica, estrutura e adeptos têm legítimas aspirações em pensar numa vitória diante do Farense, esta tarde.
Equipa provável (3x4x3): Hugo Souza; Ygor Nogueira, Vasco Fernandes e Júnior Pius; Carraça, Guima, Raphael Guzzo e Sandro Cruz; Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Kelechi
Lesionado: Pedro Pinho
Castigados: Steven Vitória e João Correia
A antevisão de Moreno Teixeira:
O Farense chega a Trás-os-Montes com o conforto pontual resultante da meritória campanha que está a realizar. Sendo que, é bom não esquecer, os algarvios regressaram esta época à elite nacional, dado que eleva ainda mais o que tem sido feito pelo conjunto orientado por José Mota em 2023/2024.
A caminhada dos leões de Faro tem sido, até, marcada por alguma irregularidade. Porque se não há uma série grande de resultados positivos, a verdade é que também não há uma fase marcadamente negativa. Ou seja, nem há uma sequência elevada de vitórias, nem um prolongamento preocupante de derrotas .
Porque o Farense já esteve quatro jogos consecutivos sem perder - empate com o Vizela (0-0) e vitórias diante de Rio Ave (4-3), Arouca (2-0) e Boavista (3-1), entre as jornadas 8 e 11 -, mas também já esteve quatro jogos consecutivos sem ganhar - derrotas com Vitória de Guimarães (1-2) e Estoril (0-4) e empates frente a Benfica (1-1) e Estrela da Amadora (0-0), entre as jornadas 12 e 15.
Depois disso, refira-se, houve como que um jogo do gato e do rato: vitória sobre o Gil Vicente (1-0), derrota com o Portimonense (0-1), vitória diante do Casa Pia (3-1) e derrota frente ao FC Porto (1-3).
Perante este percurso, aumenta a sensatez de colocar a tal tripla no Totobola...
Equipa provável (4x2x3x1): Ricardo Velho; Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva e Talocha; Facundo Cáseres e Cláudio Falcão; Elves Baldé, Mattheus e Marco Matias; Bruno Duarte
Lesionado: Rui Costa
Castigados: -
A antevisão de José Mota:
As cartas estão lançadas. Apesar das tendências (o que, no futebol, vale o que vale...), o melhor mesmo é jogar pelo seguro: 1 X 2. Moreno Teixeira e José Mota terão, naturalmente, desejos diferentes, o empate, e por razões óbvias, servirá (muito mais) os interesses do Farense do que do Chaves. Será o conforto algarvio capaz de travar a (ameaça de) escalada transmontana?
Artigos Relacionados: