Mateus Mide marca pelo FC Porto B e celebra à Vitinha (D.R.)
Mateus Mide marca pelo FC Porto B e celebra à Vitinha (D.R.)

Campeão do mundo ‘à Vitinha’ estreia-se a marcar e é decisivo na Liga 2

FC Porto B foi vencer a casa do Farense em duelo decisivo na luta pela manutenção. Mateus Mide foi o herói dos dragões

O FC Porto entrou claramente por cima do Farense e viu-se a vencer por 2-0 ainda na 1.ª parte com naturalidade, fruto também de erros defensivos do adversário.

Gonçalo Sousa marcou (21’) primeiro, surgindo isolado na grande área após Lucas D’Agrella falhar um o corte, deixando a bola redondinha para o avançado de 19 anos faturar. A equipa de Pedro Neto sentiu o golo e os azuis e brancos, em clara ascensão no campeonato, tiraram proveito quando os algarvios perderam a bola no próprio meio-campo. A equipa ficou desposicionada e Leonardo Vonic teve tempo e espaço para, de fora da área, disparar (36’) para o 2-0.

No entanto, há que dar mérito à resposta do Farense: apenas dois minutos depois, Rui Costa reduziu a desvantagem com um pontapé fantástico e colocado, que deu o mote para a recuperação na 2.ª parte.

Derick Poloni entrou ao intervalo e apesar de protagonizar algumas ações (passes ou remates) inconsequentes, ajudou a aumentar a pressão sobre a turma de João Brandão. Que sofreu (66’) o empate num canto estudado, quando Yannick Semedo descobriu Toni Herrero sozinho à entrada da área, com o espanhol marcou com um belo remate de primeira.

Pouco depois, entrou Mateus Mide em campo. Campeão europeu e do mundo sub-17 e eleito o melhor jogador do Mundial do ano passado, soube aproveitar nova falha defensiva para se estrear (81’) a marcar enquanto sénior.

Trofim Melnichenk (outro suplente utilizado) driblou Alysson com muita facilidade e o jovem de 17 anos apareceu sozinho à entrada da pequena área – recebeu, rodou e rematou para o golo. O festejo? Foi à Vitinha, a rodopiar a fita para o cabelo no dedo indicador, tal como o jogador do PSG faz quando marca.

Foi o golpe decisivo na partida. O FC Porto B soma o segundo triunfo seguido e atinge os 27 pontos na Liga 2. Está numa posição cada vez mais folgada, ao contrário do Farense, que tem apenas um ponto ganho nas últimas quatro jornadas e está em 17.º, com 21 pontos, em posição de descida.