Borussia Dortmund vence batalha contra o partido de extrema-direita AfD
O Borussia Dortmund anunciou esta terça-feira que ganhou uma batalha legal ao partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que no último mês de maio foi classificado pela Alemanha como extremista pelas ideias de extrema-direita que defende. Em questão estava o uso da Afd das cores do clube durante a campanha para as eleições locais do próximo mês de setembro.
O Dortmund anunciou em comunicado que «a associação local da AfD assume o compromisso de se abster de usar as cores do clube em publicidade eleitoral com o objetivo de influenciar as preferências políticas e estará sujeita a sanções, determinadas caso a caso, em caso de violação».
A indignação do clube foi provocada por um autocolante com as cores preto e amarelo do Borussia Dortmund, no qual se lia «Preto e amarelo no futebol - azul no domingo.» O azul é a cor da AfD.
O clube de futebol tinha dado à AfD um prazo até esta quarta-feira para assinar a declaração e afirmou que não aceitaria que as suas cores fossem usurpadas pelo partido, numa carta enviada à sede do partido em Dortmund, a um dos seus deputados no parlamento e à comunicação social. «Consideramos que esta é uma tentativa ilegal de estabelecer uma ligação entre o Borussia Dortmund e uma posição política e comportamento político nas eleições, uma vez que a organização distrital da AfD em Dortmund insinua que qualquer adepto do Borussia votaria ou deveria votar na AfD», declarou um porta-voz do clube.
«Não queremos que se crie essa impressão, que contraria os valores do Borussia Dortmund«, acrescentou o porta-voz.
Artigos Relacionados: