Benfica volta a marcar presença na fase final da Taça de Portugal Fotografia SL Benfica

Benfica empurra Sporting do primeiro lugar

Os encarnados foram vencer a Alvalade por 3-2 na 19.ª jornada da Liga Una e acabaram com um percurso quase sem mácula do Sporting que somava 20 vitórias consecutivas, 13 das quais no campeanato.

O Benfica assumiu hoje a liderança da fase regular do Campeonato Nacional de voleibol, após vencer em Alvalade por 3-2 o rival de sempre, o Sporting, num jogo em que foram precisos cinco parciais (27-25, 23-25, 25-19, 21-25 e 9-15) para encontrar o vencedor.

O dérbi da 19.ª jornada era decisivo para as contas do play-off do campeonato e com esta vitória frente aos leões, o Benfica passou para a liderança, apesar de ter menos um ponto do que os leões, pelo facto de ter mais uma vitória (18) do que o inimigo preferido (17).

Depois das derrotas na final da Taça Ibérica, na Supertaça e no jogo da primeira volta na Luz, os pentacampeões nacionais puxaram dos galões para somarem o primeiro triunfo na temporada sobre o Sporting.

O Benfica entrou melhor, mas o Sporting equilibrou e passou para a frente do marcador (9-8) graças aos pontos de Edson Valência. Alguns erros no serviço contrário ainda permitiram ao Benfica voltar à dianteira, num final de set muito discutido, mas o Sporting acabou por fechar com 27-25. No segundo parcial, todo enrolado novamente entre as duas equipas, com o Sporting a descolar (7-4), mas por pouco tempo (9-10), com Natan e Banderó a dar o exemplo.  O Sporting ainda reagiu (13-12), mas as águias sabiam que não podiam dar o flanco e agarraram o set (21-22) e empataram com bom acerto defensivo (23-25).

No terceiro parcial, o Sporting esteve quase sempre na frente, com o bloco a travar os pentacampeões (21-16) e fechou o 2-1 com 25-19. Sem margem para erros, o Benfica dominou o quarto set (8-13) e nunca perdeu o foco empatando tudo novamente (21-25). No quinto e decisivo set embalado pela exibição do parcial anterior, o grupo orientado por Marcel Matz aproveitou a quebra dos leões e garantiu a vitória em casa dos rivais (9-15).

O Sporting somava 20 jogos sem perder, entre Campeonato, Taça e competições europeias. A única derrota que tinha até aqui, aconteceu em novembro, frente ao SC Espinho.