Foco de incêndio no Arouca-Benfica (foto: Rogério Ferreira/Kapta+)
Foco de incêndio no Arouca-Benfica (foto: Rogério Ferreira/Kapta+)

Benfica acumula mais de 22 mil euros de multas em Arouca

Em causa está um incêndio causado nas bancadas após o segundo golo das águias, que resultou em vários danos, incluindo na transmissão televisiva e no VAR, mas não só: Sporting, FC Porto e SC Braga também não escaparam

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou esta sexta-feira o mapa de castigos relativos aos últimos jogos da Liga e o Benfica acumulou um total de 27.387 mil euros em multas. 22.922 mil foram em Arouca e 4.465 na receção ao Vitória de Guimarães na Luz.

A maior multa foi de 10.750 mil euros e a segunda de 7.650 relativas ao incêndio na bancada Poente, após o segundo golo dos encarnados, aos 90+6', que resultou em vários danos. A primeira aplica-se à «sanção de reparação» dos cabos de transmissão (5 fibras SMTPE) e a segunda a uma «lona de publicidade queimada, bem como 1 cadeira e cabos televisivos». «A transmissão televisiva foi afetada, ficando sem câmaras master, curtos, fora de jogo do lado esquerdo, e sem áudio dos comentadores, e consequentemente afetou o sistema VAR», pode-se ler no comunicado oficial.

As restantes aconteceram devido ao «comportamento incorreto do público»: 702 euros por causa dos cânticos «Gatuno, gatuno, gatuno», dirigidos ao árbitro aos 59 minutos; 1.910 por pirotecnia; 1.910 euros pela invasão de um adepto ao relvado após o segundo golo. Também os arouquenses têm de pagar 700 euros de multa pela entrada de pirotecnia.

Já na vitória ao Vitória de Guimarães, foram duas multas atribuídas ao Benfica: 3.190 mil euros pela «deflagração de pirotecnia» e mais 1.275 mil euros pela entrada de objetos não autorizados.

Por outro lado, o Sporting foi multado em 9.560 mil euros também por pirotecnica em Alverca, que, por sua vez, tem de pagar um total de 3.366 mil euros: 816 pelo atraso em quatro minutos do recomeço do jogo e 2.550 pela entrada de objetos não autorizados.

Já o SC Braga-FC Porto foi um jogo que mereceu muitas multas, algumas por culpa dos adeptos: para os bracarense, 5.100 mil euros por pirotecnia e 2.040 mil euros pelo atraso de 3 minutos para a segunda parte. Para os dragões, 8.290 mil euros por pirotecnia, 765 euros por cânticos ofensivos contra o adversário, 3.825 mil euros pelos protestos de Lino Godinho - «Que é esta m****? É amarelo, c******» -, que foi expulso, além de 612 euros pelas entradas de Prpic e André Miranda em campo nos festejos do 2-1.