Banjaqui: «Vamos ao Euro com a intenção de o ganhar»
Daniel Banjaqui não quer que Portugal encare o último jogo da qualificação para o Euro 2027 como uma mera formalidade. Já com o apuramento e o primeiro lugar do grupo garantidos, o defesa do Benfica olha para a receção à Chéquia, na terça-feira, em Leiria, como mais uma oportunidade para a Seleção continuar a crescer e preparar o grande objetivo: ganhar o Europeu.
«Esperamos um jogo difícil, frente a uma seleção complicada que defende bem e ataca bem. Temos que estar preparados para este jogo e queremos ganhar. Já estamos apurados, mas ainda falta mais um jogo que será importante, porque vai servir para já nos prepararmos para o Europeu. Temos que estar focados», disse, em conferência de imprensa.
«O grupo está muito contente pelo apuramento. Estamos motivados. Quanto à fase final, espero ser convocado. Vamos com intenção de fazer o nosso melhor para ganhar», perspetivou.
Depois da vitória por 4-0 sobre Gibraltar, que selou a qualificação, o defesa pretende manter a exigência. «É sempre bom para nós manter a baliza a zeros, termos clean sheets e fazermos o máximo de golos. Vamos ter outra vez esse foco na baliza deles», garantiu.
O jogador atravessa também um bom momento individual, mas prefere colocar o foco no trabalho e não no valor de mercado. Avaliado em cerca de 10 milhões de euros, Banjaqui admitiu que nem sabia desse valor. «Para mim não faz muita diferença. O mais importante agora é jogar e chegar a um melhor nível. O que falam sobre o valor de mercado não importa muito, para ser sincero. Mas é bom.»
Por fim, o jovem internacional português assumiu também a ambição de chegar à Seleção A. «É um sonho de todos e eu não sou exceção. Trabalho diariamente para, um dia, poder chegar à equipa principal», afirmou.
Capitão falhou treino... por bom motivo
Após um dia de viagem (na quinta-feira), dos Açores para Lisboa, e da folga nesta sexta-feira de manhã, os sub-21 voltaram aos treinos, na tarde deste dia 2, com uma ausência de peso... por um bom motivo.
A sessão de trabalho na Cidade do Futebol já não contou com Mateus Fernandes, dispensado da concentração para acompanhar a fase final da gravidez da companheira. O médio e capitão deixa, assim, de ser opção para o encontro com a Chéquia.
O restante grupo esteve às ordens de Luís Freire, que continua a preparar o último compromisso da fase de qualificação. Este sábado, a Seleção treina novamente na Cidade do Futebol, em Oeiras.