Atletas concordam em partilhar medalha de ouro na vara (vídeo)
A campeã olímpica Katie Moon, dos Estados Unidos, e a australiana Nina Kennedy partilharam a medalha de ouro no salto à vara nos Campeonatos do Mundo a decorrer em Budapeste, Hungria, onde foram protagonistas de uma final renhida e que, assim, teve fim à vista.
Kennedy e Moon, também campeã mundial em Eugene, nos Mundiais de 2022, então com o nome de solteira Nageotte, tinham saltado a fasquia aos 4.90 metros e não havia forma de desempatarem, pois ambas tinham um salto nulo nessa marca. Tentaram o desempate aos 4.95 metros, no entanto, cada uma com três saltos nulos.
Como a conversar é que as campeãs se entendem e os delegados também, foi acordado que ambas conquistariam o título em vez de seguirem para um jump-off (saltar com a fasquia acima e quem passasse seria a campeã isolada). Moon fez a sugestão e Kennedy concordou.
Rodeadas de fotógrafos, as saltadoras abraçaram-se, sob a aprovação e aplauso geral do Centro Nacional de Atletismo da capital húngara, depois daquela que foi a repetição do gesto do qatari Mutaz Essa Barshim e o italiano Gianmaraco Tamberi que partilharam o ouro olímpico nos Jogos de Tóquio-2020 no salto em altura.
Who's cutting onions here? ??
— World Athletics (@WorldAthletics) August 23, 2023
For the first time in the history of the #WorldAthleticsChamps, two gold medals will be awarded in one single event ?? pic.twitter.com/jkHlXShZEp
Mas o fato do dia no Mundial de Atletismo: Nina Kennedy ???? e Katie Moon ???? concordaram em dividir a medalha de ouro no salto com vara feminino
— Surto Olímpico (@SurtoOlimpico) August 23, 2023
Lembram de 2020 no salto em altura masculino? pic.twitter.com/o2zgMpKMUl