Astro da NBA vai ser acionista do PSG
Kevin Durant vai tornar-se acionista minoritário do PSG, noticiou ontem a Radio Monte Carlo (RMC), sem revelar a percentagem de capital do clube francês que será adquirida pelo astro da NBA.
O basquetebolista dos Phoenix Suns — quatro vezes seguidas campeão olímpico pelos Estados Unidos, a mais recente das quais em Paris-2024, selada vitória na final sobre a França, primeiro atleta masculino a ganhar quatro ouros na modalidade — atua na principal liga do basquetebol mundial desde 2007 e aufere salário de cerca de 40 milhões de dólares anuais (36,5 milhões de euros).
Aos 35 anos, Kevin Durant pode tornar-se, assim, o segundo acionista minoritário do PSG. Em dezembro de 2023, a Qatar Sports Investments (QSI) — em junho de 2011, Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar, comprou 70 por cento do clube e em março de 2012 os restantes 30 por cento — cedeu 12,5 por cento ao fundo de investimento americano Arctos Partners.
Ainda que Kevin Durant já tenha estado no Parque dos Príncipes a ver jogos do PSG, segundo a RMC tem poucas ligações conhecidas ao campeão gaulês. Durante a estadia em Paris, para participar nos Jogos Olímpicos, o norte-americano visitou o centro de treinos do PSG e deixou-se fotografar com o catari Nasser Al-Khelaifi, presidente do clube, o espanhol Luis Enrique, treinador, e o português Luís Campos, conselheiro para o futebol.
O PSG será o segundo investimento de KD em clubes de futebol, depois de ter garantido uma participação de cinco por cento do Philadelphia Union (disputa a Major League Soccer, a MLS, dos EUA), em junho de 2020, negócio em que ficou com opção para comprar outra fatia com igual percentagem.