António Morgado entre elite de apoio a Pogacar na Volta à Flandres
António Morgado integra a fortíssima equipa da UAE Emirates, que tem como objetivo levar Tadej Pogacar à segunda vitória na Volta à Flandres, o segundo monumento da temporada, no próximo domingo.
O corredor português, de 21 anos, surpreendente quinto classificado na sua estreia na clássica belga, em 2024, alinhará com mais cinco companheiros de equipa em apoio ao campeão do mundo e líder da formação, em terceira participação na Ronde após o quarto lugar em 2022 e o triunfo em 2023.
Morgado, que esta temporada venceu a Figueira Champions Classics, em Portugal, e correu a Volta ao Algarve, chega ao Tour de Flandres depois de uma série de provas de um dia, na Bélgica, Itália e França, a maioria com características similares às da Ronde, com setores em piso empedrado. Alinha na formação com uma elite de corredores de vasta experiência em clássicas flamengas: Nils Politt e Tim Wellens somam 15 participações e bons desempenhos na Volta à Flandres.
Com 23 vitórias já conquistadas esta temporada, a equipa dos Emirados chega ao fim de semana de cabeça erguida e em busca de um grande resultado.
Os restantes elementos em torno de Tadej Pogacar são o dinamarquês Mikkel Bjerg (4.º classificado nesta clássica em 2024), o equatoriano Jhonatan Narvaez, contratado esta temporada para ser um dos derradeiros lançadores do esloveno, como o fez na recente Milão-Sanremo, e o belga Florian Vermeersch (12.º em 2023).
«A Volta à Flandres é uma corrida incrível e a vitória em 2023 está definitivamente entre mais importantes da minha carreira», afirmou Pogacar aos canais de comunicação da equipa, em declaração prévia à conferência de imprensa que o vencedor da Strade Bianche e do UAE Tour dará em Waregen, na quinta-feira.
«A energia da corrida e a paixão pelo ciclismo nesta região são algo especial», acrescentou o terceiro classificado na Milão-Sanremo, na sua quinta tentativa de vencer a clássica italiana, primeiro monumento da época.
«A equipa é muito forte e penso que podemos fazer uma grande exibição para tentar vencer. Na Milão-Sanremo fizemos uma grande corrida e travámos uma enorme batalha com os nossos rivais, estou ansioso por repetir no próximo domingo, embora em circunstâncias diferentes» - certamente com a vitória, terá querido dizer Tadej Pogacar.