Antigo melhor marcador da Serie A anuncia luta contra doença grave
O antigo goleador italiano Igor Protti anunciou nas redes sociais que padece de uma doença grave. A lenda do Livorno, atualmente com 57 anos, publicou uma foto internado numa unidade hospitalar, acompanhada de uma descrição sentida: «Infelizmente, há pouco mais de um mês, descobri que tenho um visitante indesejado. É um jogo muito duro, sei bem que pode ser ganho ou perdido, mas vou tentar o meu melhor.»
Protti revela que foi submetido a uma cirurgia inicial na última semana e que na próxima começará a realizar tratamento «para tentar melhorar a situação» e permitir que seja relizada uma nova operação daqui a uns meses. O antigo goleador realça o papel decisivo da família, mas também da mentalidade competitiva que não se perdeu, vinte anos depois de ter terminado a carreira.
«Tal como quando estava no campo e sentia-me parte de uma grande comunidade, hoje também sinto a proximidade de todos os amigos e seguidores que me adoravam» frisou Protti. Revelado no Rimini, o avançado explodiu em Livorno entre 1985 e 1988.
Após passagens por Virescit Boccaleone e Messina, Protti foi o melhor marcador da edição 1995/96 da Serie A ao rubricar 24 golos em 35 jogos ao serviço do 15.º classificado Bari, onde partilhou balneário com Abel Xavier.
No verão de 1996, Protti rumou à Lazio, clube que voltaria a representar em 1998, partilhando balneário com Sérgio Conceição e Fernando Couto. Pelo meio, em 1997/98 ingressou em Nápoles.
O avançado que conta com 48 golos marcados na Serie A e 100 na Serie B terminou a carreira em 2005 em Livorno, clube que representou desde 2000 e onde coincidiu com Luís Vidigal em 2004/05. Foi lá que terminou a carreira de jogador e por lá ficou, desempenhando vários cargos no clube.