Andebol: FC Porto continua invicto na Europa
O FC Porto cumpriu sem mácula a primeira volta da fase de Grupos da European League de andebol e, nesta terça-feira, foi à Noruega vencer o Elverum por 25-29 e segurar o primeiro lugar do Grupo D, só com triunfos.
Para a vitória foi fundamental o guarda-redes Sebastian Abrahamsson que com 19 defesas, uma eficácia de 44 por cento, fechou a muralha defensiva que os dragões precisavam.
E o sueco de 35 anos mostrou desde cedo ao que ia, defendendo sete dos primeiros oito remates dos noruegueses - quatro livres de sete metros - o que permitiu ao FC Porto colocar-se de imediato na frente (1-4). O Elverum não de intimdou e, aos 21 minutos, conseguiu o empate (8-8) que só foi desfeito graças à inspiração de Thorsteinn Gunnarsson que ajudou a equipa portuguesa a seguir em vantagem (12-14) para os balneários.
O FC Porto, ciente da ameaça permanente, entrou na segunda parte disposto a resolver o encontro e com um parcial de cinco golos sem resposta quase conseguiu o seu objetivo. Aos 37 minutos,os dragões chegaram ao 12-19, pela mão de Gunnarsson, novamente, e nem um desconto de tempo pedido pelo adversário quebrou o ímpeto portista. Além disso, Sebastian Abrahamsson mantinha-se como um dos principais protagonistas no encontro.
Aos 20 minutos, Vasco Costa fez o 14-20, mas alguma passividade por parte do FC Porto permitiu a reação dos noruegueses e Benjamin Berg colocou a distância em apenas dois golos (18-20).
Após mais de seis minutos de jejum dos azuis e brancos, foi António Martínez quem acabou por marcar e logo por duas vezes, o que devolveu algum conforto à formação orientada por Magnus Andersson, mas não mais permitiu qualquer descuido. O Elverum nunca desistiu e vendeu caros os dois pontos que seguraram os dragões no primeiro lugar da classificação antes da viragem que começa já na próxima terça-feira, novamente, frente ao mesmo rival, mas, desta vez, no Dragão Arena.
Mas, antes disso, o mesmo recinto vai animar já no sábado (18h00), com a receção ao Benfica, em partida da 11.ª jornada do Campeonato Nacional.