Treinador do Manchester United não deixou o antigo jogador do clube sem resposta, depois de ter reforçado que, a longo prazo, o objetivo é vencer a Premier League

Amorim avaliado: entre «a Lua é feita de queijo?» e «lembram-se de Ferguson?» 

De acordo com uma sondagem da Sky Sports, a maioria dos adeptos não considera o treinador o principal culpado pela crise de resultados 

Após a eliminação do Manchester United da Taça de Inglaterra, o que deixa como único caminho possível para o clube chegar às competições europeias a conquista da Liga Europa, a Sky Sports fez uma sondagem para perceber como os adeptos avaliam os quase quatro meses do português no comando técnico dos red devils

E segundo aquela publicação há algo consensual: os resultados estão a ser horríveis. 

Ainda assim, cerca de metade dos inquiridos defende que o técnico foi abandonado pelos responsáveis que o contrataram a meio da época. Como já o tinham sido outros treinadores antes do português. 

«Quantos treinadores culpámos antes de percebermos que não eram eles os culpados? Desde que Alex Ferguson se reformou, tivemos vários treinadores credíveis e todos eles foram apontados como culpados. Mas não eram eles. O problema eram os Glazer e Jim Ratcliffe», defende um dos adeptos. 

Há também quem aponte a pobreza do plantel como a causa dos maus resultados. «A questão é muito simples: a maioria dos jogadores não tem qualidade para jogar neste clube. Muitos deles já estão cá há algum tempo e precisam de sair», aponta outro adepto. 

Rúben Amorim conversa com o capitão Bruno Fernandes junto ao banco (FOTO IMAGO)
Rúben Amorim conversa com o capitão Bruno Fernandes junto ao banco (IMAGO)

Há ainda quem diga perceber a razão pela qual Amorim pediu para se mudar para Manchester apenas no verão e defenda que essa teria sido a melhor solução. 

«Ele foi inteligente quando disse que pediu para vir só no verão, mas que lhe responderam que era agora ou nunca. Com isso, ganhou tempo», lê-se num comentário. «O principal problema começou porque o trouxeram a meio da época. Deviam tê-lo contratado, mas deixado terminar a época no Sporting e ser Van Nistelrooy a ficar como interino até ao fim da temporada», acrescenta outro. 

«É demasiado teimoso» 

Ainda assim, nem todos os comentários desculpam o técnico de 40 anos. Há vários adeptos a apontarem-lhe como principal problema o facto de não se adaptar ao plantel que tem, insistindo em ter a equipa a jogar no seu sistema preferido, o 3-4-3. 

«O Ruben já disse que estes jogadores não conseguem jogar com uma linha de três atrás e que esta é a pior equipa do Manchester United de sempre. Não admira que a confiança esteja em baixo. Ele precisa de mudar o sistema esta época porque as coisas não estão a funcionar. E depois tenta mudar após as contratações do verão. Porque neste momento não se vê nada em campo», refere um outro adepto. 

Rúben Amorim desesperado no banco do Manchester United (EPA)

E, claro, há quem peça o despedimento imediato do português devido à insistência numa fórmula que não está a ter resultado.  

«É demasiado teimoso. É bom ser fiel aos princípios, mas apenas se eles estiverem certos. Como está, é uma falha profunda. É o mesmo que dizer que a Lua é feita de queijo quando isso é comprovadamente falso», lamenta-se. 

Mas há também quem critique os adeptos que pedem o despedimento de Amorim. 

«Haver quem pede a cabeça de Ruben mostra o quão voláteis se tornaram os nossos adeptos. Lembram-se dos primeiros tempos de Ferguson? Imaginem que esses adeptos já andavam por cá... A mudança leva tempo. Estou totalmente com Ruben Amorim», lê-se também.