A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Benfica-FC Porto
2’ Jogo interrompido (3'40'') devido aos engenhos pirotécnicos deflagrados. Para além de estas ações quebrarem o ritmo do jogo, em Portugal a posse e uso de pirotecnia em recintos desportivos é considerada crime e punível com pena de prisão ou multa.
10’ Sem fora de jogo. No primeiro golo dos dragões, não há qualquer infração à lei do fora de jogo, pois, no momento do passe para Froholdt, este estava a ser colocado em jogo por Dahl, que tinha ficado claramente para trás, colocando assim o médio dinamarquês em posição legal.
13’ Gabri Veiga não pára o movimento e, após cortar a bola de forma imprudente, acaba por, com o pé direito à frente e de forma negligente, acertar no tornozelo esquerdo de Rafa Silva. Livre direto por assinalar.
15’ Foram exibidos dois amarelos, um para cada banco, aos elementos que mais se evidenciaram e protagonizaram comportamentos antidesportivos e incorretos.
16’ Alberto Costa toca e derruba Schjelderup por trás, com os pitões na canela. Lance passível de cartão amarelo, que não foi mostrado.
24’ Só pernas. Na área dos dragões e após o remate de Tomás Araújo, a bola vai bater na perna de Deniz Gul e, depois, em ato contínuo, na perna de Froholdt, não havendo, em nenhum momento, toque ou interceção da bola com as mãos ou braços. Sem motivo para penálti.
26’ Bem assinalado o livre direto e bem mostrado o cartão amarelo a Pepê por, com a perna direita, tocar e derrubar a perna esquerda de Prestianni, cortando uma jogada perigosa (ataque prometedor) perto da área dos dragões.
35’ Limpo. Diogo Costa, saltou e, com o punho da sua mão direita, tocou e acertou apenas na bola, de forma clara e muito antes do contacto posterior com o corpo de Vangelis Pavlidis, que também vinha em sentido contrário. Sem infração para penálti.
35’ O cartão amarelo para Otamendi deveu-se a uma rasteira a Pietuszewski à saída da área dos dragões, quando este ia em contra-ataque. Foi uma falta tática bem sancionada disciplinarmente. Na sequência do lance, o árbitro mostrou amarelo a Gabri Veiga por palavras e protestos.
45’ Sete minutos de tempo adicional (recuperação de tempo perdido) em função da paragem de quase quatro minutos por causa dos fumos, pela assistência mais demorada a Pavlidis e pela situação de um adepto que se terá sentido mal, o que levou as equipas médicas a deslocarem-se à bancada.
45+5' Amarelo bem mostrado a Diogo Costa por retardar a reposição da bola.
55’ Alan Varela, com o pé direito, pisa lateralmente o pé direito de Rafa, derrubando-o para travar a saída em contra-ataque. Ficou um cartão amarelo por mostrar.
58’ Amarelo mostrado a Martim Fernandes por demorar na saída ao ser substituído.
61’ Sem penálti. Após vários ressaltos de bola entre vários jogadores que estavam todos muito próximos, a bola bateu de forma inesperada e de ressalto no cotovelo direito de Seko Fofana, que não fez nenhum movimento deliberado. Sem infração para castigo máximo.
69’ Legal. No golo dos encarnados, marcado por Schjelderup, na construção da jogada no corredor direito e no momento do passe para Dodi Lukebakio, este estava a ser colocado em jogo por Francisco Moura. Esteve bem o assistente ao não marcar nada, numa decisão confirmada pelo VAR.
78’ Amarelo a Alberto Costa por derrubar Schjelderup no corredor esquerdo, impedindo a progressão.
81’ O amarelo mostrado a William Gomes deveu-se a um pontapé, por trás, em Schjelderup, quando este saía em transição.
90’ Seis minutos de tempo extra em virtude dos dois golos, dos três cartões amarelos e das cinco paragens para substituições (onde entraram oito jogadores).
90+7' Mostrado cartão amarelo a António Silva por protestar e pedir amarelo para Alan Varela.
90’+8' Sem penálti. Diogo Costa, ao tentar defender e agarrar a bola, protege o espaço, dobra o joelho direito na relva e coloca o pé esquerdo no solo; é Pavlidis que, com o pé direito, vai ao contacto contra o pé do 99 portista, provocando o contacto. Não houve rasteira.
Artigos Relacionados: