36 'lobos' para preparar o Mundial França 2023

Râguebi 36 'lobos' para preparar o Mundial França 2023

RÂGUEBI05.06.202319:37

Estão escolhidos os 36 jogadores que iniciam os trabalhos de preparação para o campeonato do mundo de râguebi, a disputar em França de 9 de setembro a 28 de outubro.

Joris Moura, médio-abertura, luso-francês de 23 e internacional gaulês nos escalões de formação (6 Nações sub-20), é a única novidade num grupo alargado, reunido a partir de 26 de junho, no Jamor, e onde consta o grosso dos jogadores que garantiram o apuramento para o Mundial, acrescido de outros vindos dos Lusitanos, franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) que disputou a Super Cup, competição organizada pela Rugby Europe.  

Dos eleitos às ordens do selecionador nacional, Patrice Lagisquet, 20 jogadores vestem a camisola de clubes portugueses. O campeão nacional, Direito, com oito, é o maior fornecedor de matéria-prima para os lobos. CDUL (3), Belenenses (3), Cascais (2), Agronomia (2) e CDUP (2) são os restantes emblemas nacionais representados no Mundial França 2023.

Deste primeiro lote de eleitos (a reduzir a 33), há ainda a registar sete lobos saídos do campeonato nacional a jogar em França nas divisões profissionais e semiprofissionais. E por fim, 11 são lusodescendentes, num misto de veteranos e recuperados para as cores nacionais como Samuel Marques, o herói do pontapé que garantiu o apuramento no Torneio do Dubai, no empate (16-16) frente aos EUA, Francisco Fernandes, Antony Alves e Mike Tadjer e jovens que contabilizam internacionalizações nas camadas jovens gaulesas, como Vincent Pinto ou Steevy Cerqueira.