Vondrousova vence torneio de Wimbledon!

Ténis Vondrousova vence torneio de Wimbledon!

TÉNIS15.07.202316:27

A checa Marketa Vondrousova é a primeira jogadora não cabeça de série e a de pior ranking a vencer o torneio de Wimbledon, o primeiro Grand Slam da carreira, depois de afastar quatro cabeças de série no caminho até à final. Veronika Kudermetova (12), Donna Vekic (20), Marie Bouzkova (32), Jessica Pegula (4) e, por fim, a tunisina Ons Jabeur (6), cuja permanente felicidade a tornava favorita do público e se transformou numa tristeza espelhada em lágrimas com a derrota por 4/6, a segunda consecutiva na final londrina.  

Foi preciso esperar 60 anos, precisamente desde a norte-americana Billie Jean King, em 1963, para uma jogadora não cabeça de série atingir a final de Wimbledon e garantir uma vitória inédita. Marketa Vondrousova, 42.ª classificada do ranking e cuja carreira sofrera um impasse a partir de 2019 fruto de duas cirurgias ao punho, precisou de uma hora e 22 minutos para se impor. «O ténis é uma loucura! Ganhar este torneio, depois de tudo por que passei...», desabafou a checa, que há um ano, impedida de competir, com a mão enfaixada, assistiu aos jogos de Wimbledon das bancadas.

Foi com um ténis sólido, inteligente e a aproveitar-se dos erros de Ons Jabeur que Marketa Vondrousova bateu a tunisina. Reverteu vantagens de Ons Jabeur nos dois parciais, quebrou-lhe o serviço por seis vezes e ganhou cinco jogos consecutivos para fechar o segundo set da partida. A terceira checa a vencer em Wimbledon, depois de Jana Novotna e Petra Kvitova, garantiu o 10.º lugar do ranking com a vitória em Wimbledon, a partir de segunda-feira, superando o 16.º de 2019.

Quanto à tunsina, a primeira árabe em finais de torneios do Grand Slam, três por vencer, repetiu a desaire de 2022, frente à cazaque Elena Rybakina. «É a derrota mais dolorosa da minha carreira. Não vou desistir e regressarei mais forte. Prometo voltar aqui um dia.»