BENFICA 4-1 RACING POWER
Vitória justa do Benfica, mas cujos números se explicam pela segunda parte, na qual marcaram por três vezes e transformaram um perigoso empate ao intervalo numa goleada de conquista. Na primeira parte, a exibição das encarnadas não foi tão fluida e pertenceram o Racing Power justificou a igualdade que havia levado até ao período de descanso.
O Benfica conquista, desta forma, a segunda Taça de Portugal do seu historial, alcançando o pleno em todas as provas nacionais: além da Taça de Portugal, as encarnadas já haviam conquistado a Supertaça, a Liga BPI e a Taça da Liga.
Final da partida!
90+5': Golo do Benfica! Um canto favorável ao...Racing Power foi transformado em golo das encarnadas: Catarina Amado sai disparada da sua área, numa cavalgada apenas concluída com assistência para Kika Nazareth, que entrou na área adversária pelas suas costas e atirou para a goleada.
90+3': Lara Martins quase protagoniza uma entrada de sonho, marcando golo na primeira intervenção em jogo, mas existia um adiantamento na jogada que foi, por isso, invalidado.
90+2'. Substituição no Benfica, com a entrada de Lara Martins pela saída de Chandra Davidson.
Tempo adicional: 7 minutos.
86': Substituição no Racing Power, com a entrada de Ivânia Moreira pela saída de Jennifer Vetter.
85': Tripla substituição no Benfica, com as entradas de Laís Araújo, Pauleta e Jéssica Silva pelas saídas de Ana Seiça, Andreia Norton e Marie-Yasmine Alidou.
81': Pouco pressionada e em zona frontal, Anna Gasper tentou a sua sorte, atirando por cima da baliza.
78': Substituição no Racing Power, com a entrada de Mariana Campino pela saída de Evy Pereira.
74': Substituição no Benfica, com a entrada de Catarina Amado pela saída de Lúcia Alves (muito aplaudida pelas bancadas do Jamor).
72': Tripla alteração no Racing Power, com as entradas de Dulce Quintana, Inês Gonçalves e Dulce Quintana pelas saídas de Sini Laaskonen, Vanessa Marques e Mercy Idoko.
69': Golo do Benfica! A rapidez e qualidade na execução do Benfica denota-se em nova jogada coroada de êxito: muito bom o passe de Kika Nazareth a rasgar e desmarcar Lúcia Alves, que finalizou um golo de sentida carga emocional - a lateral benfiquista encontra-se de luto pela sua avó, recentemente falecida.
67'. Novamente na frente do marcador, o Benfica aproveita o espaço existente e quase amplia, por Alidou, que contudo não consegue ultrapassar Mika Bihina.
Assistência: 18.124 espectadores.
60': Golo do Benfica! Na conversão da grande penalidade, Carole Costa - que já tinha bisado, e também de penálti, no jogo entre os dois conjuntos, há uma semana - atirou forte e colocado para a direita de Bihina, recolocando as águias na frente do marcador.
59': Decisão anunciada pela juíza Catarina Campos: há mesmo penálti para o Benfica.
57': Jogo interrompido para análise do VAR a possível grande penalidade favorável ao Benfica, num lance que envolve Bárbara Azevedo e Mimi Alidou.
55': O Benfica volta a ameaçar a baliza do Racing Power, por Andreia Norton no interior da área - Mika Bihina amarrou com segurança.
54': Evy Pereira, capitã do Racing Power, recebe assistência e teve mesmo de abandonar o relvado.
49': Primeira investida junto da baliza pertence ao Benfica, por intermédio de Lúcia Alves: o seu remate de meia distância sofreu um desvio e passou por cima.
Início da segunda parte.
Uma igualdade que se ajusta ao que se passou no primeiro tempo. A condição de estreante não intranquilizou o Racing Power, que dispôs de três boas ocasiões para marcar antes de o Benfica inaugurar o marcador. As águias pareciam ter o jogo controlado nos minutos seguintes, mas o Racing utilizou um canto batido de forma eficiente para igualar a partida. Tudo igual ao intervalo.
Intervalo no Jamor.
Tempo adicional: 2 minutos.
41'. Golo do Racing Power! A equipa liderada por João Marques a converter da melhor forma a bola parada e a capacidade no futebol pelo ar. Canto exemplarmente batido pela direita para a impulsão de Gerda Konst, que cabeceou para a igualdade.
A tendência do encontro mudou totalmente com o golo do Benfica, que agora controla com maior segurança e se aproxima amiúde da baliza adversária. Depois do bom início, com 20 minutos atrevidos, o Racing Power não voltou a colocar a baliza encarnada em sobressalto.
O Benfica abre o marcador na segunda ameaça. Pouco antes, aos 23 minutos, Andreia Norton havia assinado o primeiro momento ofensivo das águias digno desse nome, atirando para defesa fácil de Mika Bihina.
25': Golo do Benfica! Transição muito bem explorada em velocidade por parte das encarnadas, com a bola a chegar até Andreia Faria, que pela direita cruzou atrasado e rasteiro para a finalização fácil de Mimi Alidou.
18': Novamente perto o Racing Power de marcar - cabeceamento de Vanessa Marques para defesa apertada de Lena Pauels.
13': Racing Power novamente próximo do golo e atirar ao poste! Bem trabalhado pelo conjunto da Margem Sul na área benfiquista e Inga Konst - Gerda Konst, como é mais conhecida - quase inaugurou o placard.
Primeiros dez minutos que se aguardavam, com o Benfica com maior apetência para reter a posse de bola e o Racing Power apostado em aproveitar o possível erro das encarnadas - e o quase o fez na única ocasião que a partida, até ver, conheceu.
5': Primeira ocasião de perigo e para o estreante da final: erro direto de Christy Ucheibe que Jennifer Vetter, muito pressionante, quase aproveitou, obrigando Lena Pauels à primeira (boa) defesa do encontro.
Início da partida!
Benfica e Racing Power já se encontram alinhados no relvado. Ecoa o hino nacional.
A equipas recolhem aos balneários.
Menos de meia hora para o arranque da partida que, recorde-se, terá início pelas 17.15 horas.
As duas equipas já aquecem no relvado do Jamor.
RACING POWER: Mika Bihina, Beatriz Rodrigues, Jenna Tivnan, Lucia Lobato e Bárbara Azevedo; Inga Konst, Sini Laaskonen e Vanessa Marques; Evy Pereira (C), Mercy Idoko e Jennifer Vetter.
BENFICA: Lena Pauels, Lúcia Alves, Carole Costa (c), Ana Seiça e Christy Ucheibe; Anna Gasper, Andreia Faria e Andreia Norton; Kika Nazareth, Marie-Yasmine Alidou e Chandra Davidson.
Já há onzes!
Há uma semana, o Benfica derrotou o Racing Power por 2-1 graças a dois golos de penálti, o último já em tempo de compensação da segunda parte, garantindo assim a revalidação do título nacional; na primeira volta, as duas equipas defrontaram-se...no Jamor, palco da final da Taça mas também a casa emprestada do emblema da Margem Sul do Tejo, com uma igualdade (1-1).
Apesar de as duas equipas nunca se terem defrontado numa final de Taça - é, de resto, a primeira vez que o Racing Power atinge uma fase tão adiantada da prova - estas já se defrontaram por duas vezes na presente época, ambas pela Liga BPI e com resultados equilibrados.
Boa tarde. Decide-se esta tarde o vencedor da Taça de Portugal feminina no mítico Estádio Nacional e com uma partida inédita na competição, entre Benfica e Racing Power. A BOLA acompanhará a par e passo - fique por aí!