Laureus: e o 'óscar' vai para... Duplantis e Biles
Madrid consagrou os melhores do desporto mundial e o campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara foi o eleito, ao lado da ginasta norte-americana
MADRID - Mondo Duplantis e Simone Biles foram eleitos os atletas do ano em Madrid pela Laureus Academy. O Palácio Cibeles engalanou-se para celebrar o desporto e o recordista mundial do salto com vara, que deixou para trás nomes como Carlos Alcaraz, Tadej Pogacar e Max Verstappen, e a ginasta norte-americana, que conquistou três ouros olímpicos e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos Paris-2024, roubaram todas as atenções.
«Isto é uma loucura. Obrigada», disse Duplantis que recebeu o prémio das mãos de Djokovic e que foi incapaz de responder quantas vezes mais vai bater o recorde do Mundo.
)
Quase todas as atenções, porque quando Rafael Nadal pisou a passadeira vermelha foi dos mais solicitados para distribuir autógrafos pelas centenas de pessoas que rodeavam as baias de segurança.
O tenista espanhol que terminou a carreira no final do ano passado, não estava nomeado para nada, mas, tal como Djokovic, sorridente e bem disposto, são duas das caras sempre presentes nos Laureus e que emprestam o seu nome às causas da Fundação.
Porém, haveria o espanhol de receber um prémio que não estava previsto, o Laureus Sporting Icon Award, após um ano que marcou o fim de uma das maiores carreiras da história do ténis.
Encantados ficaram também todos com a presença da esquiadora americana Lindsey Vonn como anfitriã da cerimónia. Vonn, que conquistou o Prémio Laureus de Atleta do ano em 2011, recebeu a distinção 'Spirit of Sport' oito anos depois. Num inesperado regresso, aos 40 anos, em dezembro a esquiadora conquistou o pódio na Taça do Mundo em Idaho.
E foi outro americano que, hoje, recebeu a distinção Prémio Carreira: o surfista Kelly Slater, 11 vezes campeão do Mundo, que, aos 52 anos, poucos dias antes de celebrar o 53.º adversário celebrou a 100.ª vitória no circuito mundial. Kelly Slater, considerado a maior surfista de todos os tempos, recebeu o Laureus Lifetime Achievement Award, para juntar aos quatro troféus Laureus que já conquistou como atleta do ano.
)
O prémio equipa do ano foi para o Real Madrid que conquistou a 15.ª Liga dos Campeões, LaLiga e a Supertaça de Espanha. Um prémio entregue pelo ex-futebolista neerlandês Ruud Gullit.
Um dos momentos mais emocionantes e emocionados da noite ficou para a brasileira Rebeca Andrade, que levou para casa o troféu de regresso do ano. Após três cirurgias ao joelho, a ginasta recebeu o Laureus entre Figo e Cafu, os dois futebolistas ex-internacionais.
«Esta bela estatueta Laureus representa uma enorme quantidade de trabalho árduo, de luta e dor, e também uma grande felicidade e uma das minhas lembranças mais queridas – estar no topo do pódio olímpico novamente», disse a ginasta.
«Os desportos individuais podem ser solitários, mas Paris mostrou que a camaradagem pode existir entre os que competem entre si, e eu estava muito orgulhosa de competir ao lado da vencedora deste prémio no ano passado, a Simone Biles. Simone e eu somos as duas únicas ginastas a ganhar um Prémio Laureus e espero que nossas histórias possam inspirar qualquer pessoa que tenha sofrido lesões e contratempos a continuar a lutar contra os muitos obstáculos colocados à sua frente no longo caminho para a recuperação», desejou a vencedora de um ouro olímpico, duas pratas e um bronze.
Laureus World Sportsman of the Year Award: Mondo Duplantis
Laureus World Sportswoman of the Year Award: Simone Biles
Laureus World Team of the Year Award: Real Madrid
Laureus World Breakthrough of the Year Award: Lamine Yamal
Laureus World Comeback of the Year Award: Rebeca Andrade
Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award: Jiang Yuyan
Laureus World Action Sportsperson of the Year Award: Tom Pidcock
Laureus Sport for Good Award: Kick4Life
Laureus Sporting Icon Award: Rafael Nadal
Laureus Lifetime Achievement Award: Kelly Slater