Tour obriga a apertadas medidas de segurança no País Basco

Ciclismo Tour obriga a apertadas medidas de segurança no País Basco

CICLISMO06.06.202300:17

Vão ser rigorosas as restrições na mobilidade nas ruas e auto estradas no País Basco, devido ao início e passagem da Volta à França, que terá três etapas em território espanhol que vão afetar a grande maioria da sociedade, pelo que as instituições solicitam que o publico planifique as suas viagem com a devida antecedência.

Representantes do Governo Basco e das três capitais da Euskadi, anunciaram uma operação «sem precedentes» de segurança e mobilidade preparada para receber o Tour, nos dias 1, 2 e 3 de julho.

O dispositivo de segurança conta diariamente com 1.700 agentes da Ertzaintza (Policia Autónoma do País Basco), que contarão com o apoio da polícia local, a que se junta a brigada de 140 motards da Gendarmeria Francesa, pessoal dos conselhos provinciais, bombeiros e equipas de saúde.

O conselheiro de segurança, Josu Erkoreka, alertou que a passagem do Tour obriga a importantes restrições de mobilidade e que, em algum momento e de alguma forma, vai afetar a «grande maioria dos cidadãos bascos».

Os cidadãos devem planear antecipadamente a sua mobilidade para esses dias, que se informem sobre as restrições que os podem afetar e utilizem transportes públicos.

Erkoreka alertou que, quando a corrida começar em 1 de julho, as limitações de tráfego para Volta à França, coincidirão com a operação fora do verão e a passagem do Estreito, que têm repercussões nas estradas bascas. Destacou  que as limitações afetarão aeroportos, especialmente o de Loiu e Hondarribia, as estradas e paragens dos transportes públicos, nas entradas e saídas dos centros de trabalho, consultas de saúde, comemorações e outras atividades recreativas preparadas para estes dias.

O conselheiro indicou que as instituições vão colocar à disposição do publico «três rutómetros», um para cada etapa que serão ajustados caso existam alterações e nos quais constarão as horas estimadas da prova. A policia local irá bloquear as estradas pelo menos quatro horas antes da passagem dos ciclistas.

No caso das quatro localidades que terão partidas e chegadas do Tour, Bilbao, San Sebastian, Vitória e Amorebieta, os cortes terão uma duração muito mais longa.

Foram estabelecidos 166 pontos de acesso urgente para uso único e exclusivo dos serviços de emergência e combate a incêndios. Serão efetuados 2.190 pontos de corte em cruzamentos, rotundas, entroncamentos, estradas rurais que levam às rodovias e acesso a parques industriais entre outras áreas.

Estão sinalizados 66 pontos críticos nos quais a presença policial será redobrada, em áreas como altas montanhas onde se espera maior numero de seguidores. Ninguém poderá ter acesso ao circuito da corrida de qualquer lugar que não seja o ponto de acesso de emergência, nem na direção oposta nem sem escolta Ertzaintza.

O Barakaldo BEC será o centro nevrálgico de todas as operações de segurança. Em Bilbao, de onde partirá o Tour 2023 em 1 de julho, as restrições de trânsito começarão na quarta-feira, 28 de junho, com a chegada das equipas ao Parque de Etxebarria.

No dia 29 de junho será a apresentação das equipas em Abandoibarra, e no dia 1 de julho o Tour começará próximo do Estádio de San Mamés. O Plano Diretor de Segurança Integral, desenhado meses atrás por instituições bascas, contará com o apoio de 1.800 voluntários que se encarregarão de fornecer informações ao público.

As instituições estimaram na época um orçamento de 12 milhões de euros, para a organização das três etapas da Volta à França em Euskadi.