Eleições do FC Porto: 27 de abril, a data que ficará (sempre) gravada na história
Estádio do Dragão são palco, este sábado, de uma eleição que pode ser a mais concorrida na história do FC Porto (FOTO: FC PORTO)

Eleições do FC Porto: 27 de abril, a data que ficará (sempre) gravada na história

NACIONAL27.04.202400:01

Sufrágio no FC Porto com três candidatos, mas, no fundo, a batalha pelo poder é entre Pinto da Costa e Villas-Boas; portas do Estádio do Dragão abrem às 9 horas; sócios têm este sábado a palavra final – e não interessa se têm 18 ou 99 anos, o voto tem o mesmo peso; saiba a que horas votam os protagonistas de cada lista

É a quarta vez em 42 anos de presidência do FC Porto que Pinto da Costa vai a votos com oposição. Ao contrário do que aconteceu em 1988 e 1991, quando teve como adversário o agora apoiante Martins Soares, e em 2020, numa eleição com José Fernando Rio e Nuno Lobo dominada pelo quadro pandémico que o país vivia, e na qual foi reeleito para um 15.º mandato com 68,65 por cento dos votos, o presidente do FC Porto teve desta vez de mergulhar a fundo na campanha. Motivo: André Villas-Boas.

O quase quadro de unanimidade nas reeleições de Pinto da Costa foi posto em causa pela força e organização da campanha do antigo treinador do FC Porto, que despertou um movimento adormecido dentro do clube, ansioso por mudanças estruturais a todos os níveis, financeiro e desportivo. Novas ideias forçaram Pinto da Costa a mudanças na equipa financeira, deixando cair administradores históricos como Fernando Gomes e Adelino Caldeira.

PORTAS ABREM ÀS 9 HORAS

Falemos do ato eleitoral destinado a escolher os Órgãos Sociais para o quadriénio 2024/2028. As portas do Estádio do Dragão abrem às 9 horas para um sufrágio que tem tudo para pulverizar, em eleitores, o recorde de 1988, quando dos 10.700 associados participantes, 10.371 votaram na continuidade de Pinto da Costa, ao invés do projeto  proposto por Martins Soares. Em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, o ato eleitoral prolongou-se por dois dias e convocou a presença, no Dragão Arena, de  8.480 sócios. A escolha do estádio para as eleições deve-se em larga medida à previsão de recorde de votos. Há oito portas em funcionamento, 44 mesas de voto, 22 no lado Poente e 22 no lado Nascente.

As portas de entrada para votar no Estádio do Dragão

Os sócios têm, obrigatoriamente, de apresentar cartão de cidadão, passaporte ou carta de condução (em formato físico ou digital) e quota de março de 2024 paga e a renumeração regularizada para exercer o seu direito de voto. Quem estiver na fila depois das 20 horas, hora do encerramento do sufrágio, terá direito a votar. O voto de um sócio maior de 18 anos, e com pelo menos um ano ininterrupto como associado, vale tanto como o voto de um sócio mais antigo. É esta particularidade que torna imprevisível o resultado da eleição.

PERDA DE POPULARIDADE

Em 2020 foi este o resultado das eleições no FC Porto: vitória de Pinto da Costa com 68,65 por cento (5.377 votos), seguido de José Fernando Rio, com 26,44  por cento (2.071) e Nuno Lobo, com 4,91 por cento (384). Registaram-se 488 votos em branco e 156 nulos. Foram as eleições mais participadas deste século. Nuno Lobo volta a concorrer ao ato, sem a máquina que sustentou durante meses a campanha de Pinto da Costa e André Villas-Boas, o que o retira desta batalha.

Eleito a 17 de abril de 1982, o líder dos azuis e brancos candidata-se, aos 86 anos, ao 16.º e último mandato nos destinos do FC Porto.  Dirigente mais titulado do mundo, com 68 títulos conquistados só no futebol, teve ao longo das 15 eleições resultados confortáveis, com mais de 98 por cento de aceitação. As exceções foram 2016 (79 por cento, num total de 2.403 eleitores) e 2020 (68,6 por  cento, num universo de 8.480 sócios). Verificou-se, portanto, uma progressiva diminuição de votos atribuídos a Pinto da Costa nos dois últimos escrutínios. Este quadro de perda de popularidade abre a perspetiva de uma eleição renhida, por via de uma alternativa muito forte.

A lista B de Villas-Boas trouxe o debate de volta aos sócios e ao FC Porto. O treinador que em 2011 venceu uma Supertaça, um campeonato , uma Liga Europa e uma Taça de Portugal apresentou de forma clara as suas propostas e puxou Jorge Costa e Zubizarreta para o futebol profissional. Pinto da Costa respondeu  com a surpreendente renovação, até 2028, do contrato de Sérgio Conceição e a compra do passe de Francisco, além, claro, da construção, na Maia, da academia para a formação.

ONDE VOTAM OS CANDIDATOS

Pinto da Costa vota na mesa 1 às 11 horas, André Villas-Boas  na mesa 5 da porta 28, por volta das 11. 45 horas, enquanto o candidato à presidência dos dragões pela Lista C, Nuno Lobo exerce esse direito às 13.30 horas, na mesa 9 da porta 27. Miguel Brás da Cunha, líder da Lista D, que concorre somente ao Conselho Superior, vota na mesa 4 da porta 26, às 11 horas.