Patrícia Sampaio está na final do Europeu
Patrícia Sampaio vai lutar pelo título de campeã europeia Fotografia Joly Victor Abaca/Imago
Foto: IMAGO

Patrícia Sampaio está na final do Europeu

JUDO26.04.202512:12

Olímpica do Gualdim Pais irá lutar pelo título de campeã na capital do Montenegro, mas já assegurou a 44.ª medalha de Portugal no evento e a sua segunda no campeonato continental.

Foi a correr, com um grito pelo meio, que Patrícia Sampaio saiu do tatami para ir cumprimentar o selecionador Marco Morais. Tinha razões para isso. Ao derrotar, por castigos, a multimedalhada francesa Audrey Tchemo (9.ª do ranking mundial), a judoca do Gualdim Pais (4.ª), que surge no Europeu de Podgorica como principal cabeça de série dos -78 kg, acabara de resolver as meias-finais e garantiu a luta pelo ouro, este sábado à tarde.

Depois da prata de Catarina Costa (-48 kg) na quarta-feira, vai haver nova medalha para Portugal no Montenegro neste último dia da competição individual. Já detentora de um bronze na edição de Montpellier 2023, Patrícia terá agora a oportunidade de lutar pelo título de campeã da Europa.

Objetivo que a Seleção concretizou em onze ocasiões através de cinco judocas, com Telma Monteiro a celebrá-lo por seis(!) vezes.     

A adversária será a alemã Anna-Monta Olek (5.ª), de 22 anos, que na outra semifinal relegou a britânica Emma Reid (8.ª) para o combate pelo bronze com um ippon a 53s do fim. As duas nunca se encontraram em provas internacionais e da germânica já ter um bom palmarés em etapas do Circuito Mundial (5-1+3).

Na caminhada até à final. Patrícia, de 25 anos, que ficou isenta da primeira ronda, eliminou a finlandesa Emma Krapu (85.ª) com um ippon aos 57s. Seguiu-se a russa Slaviana Rylkevich (96.ª), que se manteve no tapete apenas 12s até ser projetada por ippon por Patrícia.

Mais complicado antevia-se o confronto contra a experiente Tcheumo, de 35 anos, detentora de dois pódios olímpicos (0+1+1), quatro em Mundiais (1+2+1) e sete em Europeus (5+2+0). Ou seja, nas sete vezes que foi medalhada num campeonato da Europa, chegara sempre à final. Não desta vez.

Patrícia Sampaio: «Estes pódios mostram consistência para o Europeu»

25 março 2025, 08:18

Patrícia Sampaio: «Estes pódios mostram consistência para o Europeu»

Com a conquista do bronze no Grand Slam de Tbilisi do passado fim de semana, a olímpica do Gualdim Pais soma três medalhas nas três provas do Circuito Mundial em que competiu nos últimos quatro meses e agora tem quatro semanas para preparar o primeiro grande objetivo da temporada no Montenegro.

Agressiva desde início contra uma adversária que lhe ganhara quatro vezes nas cinco vezes que se encontraram, Patrícia Sampaio dominou a luta e a partir da segunda metade do combate impôs três castigos à gaulesa, o último a 42s do fim.

Note-se que, depois de ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos de Paris, a judoca do Gualdim Pais não tem parado de brilhar no Circuito Mundial, subindo ao pódio em todos os três grand slams que disputou: 3.ª em Tóquio, 1.ª em Paris e 3.ª Tbilisi.

Agora, após ter sido bronze no Euro Montpellier 2023 e ter ficado em 5.ª em Zagreb 2024, o grande objetivo é chegar ao ouro que também ganhou enquanto júnior, por duas vezes, e nos sub-23.

Catarina Costa: «Nunca pensei ter quatro medalhas em Europeus»

24 abril 2025, 10:00

Catarina Costa: «Nunca pensei ter quatro medalhas em Europeus»

Atleta olímpica da Académica de Coimbra subiu ao pódio no Campeonato da Europa pela quarta vez em quatro edições consecutivas. Recorda quando não conseguia ganhar internacionalmente nos primeiros anos de sénior. Repetiu Telma Monteiro e Pedro Soares como os únicos portugueses a terem sido medalhados também em quatro ocasiões num total de 43 medalhas individuais de Portugal. Conta ainda porque vencer em Podgorica teve sabor especial.

Taís Pina: «Não vim ao Europeu para perder»

25 abril 2025, 20:10

Taís Pina: «Não vim ao Europeu para perder»

Olímpica portuguesa, que cumpre a primeira temporada nos seniores e disputou o segundo campeonato da Europa do escalão, confessou que ficou frustrada por ter perdido os dois combates que lhe garantiam a hipótese de terminar no pódio na capital do Montenegro.