Maria Siderot fica a uma vitória do bronze em Kazan

Última Hora Maria Siderot fica a uma vitória do bronze em Kazan

JUDO10.05.202414:05

Judoca do Sporting não conseguiu somar o terceiro pódio no Circuito Mundial, que seria o primeiro num 'grand slam' e está agora obrigada a realizar um grande Mundial para ainda poder aspirar a qualificação para os Jogos de Paris-2024.

Dois meses após ter subido ao pódio no Grand Prix da Áustria de judo para receber a medalha de bronze dos -52 kg, Maria Siderot (30.ª do ranking) ficou, esta sexta-feira, a uma vitória de repetir a cerimónia no Grand Slam do Cazaquistão ao perder no quinto e decisivo combate frente à chinesa Yequing Zhu (15.ª) devido a wazari sofrido a 2.05m do fim, a que judoca do Sporting não conseguiu contrariar até se esgotar o tempo no cronómetro.

Com algumas dificuldade na mão direita – deu ideia que seriam cãibras – para fazer as pegas, Maria, de 37 anos, tentou, desde inicio, fazer sucessivas projeções para derrubar Zhu, no entanto, nunca colocou verdadeiramente em perigo a adversária que, a partir do momento em que se viu em vantagem aproveitou todo os ataque da portuguesa para contra-atacar no chão e gastar tempo.

Siderot, que é 33.ª no ranking (1717 pts) de qualificação olímpica e procurava a terceira medalha de bronze no Circuito Mundial, mas seria a primeira num grand slam, conquistou 360 pontos para tentar chegar aos Jogos de Paris-2024 e quando falta apenas o Mundial de Abu Dhabi para fechar a qualificação.

Se tivesse terminado no pódio seriam 500 num momento em que a qualificação direta está fecha no 21.º lugar com a sul-coreana Yerin Jung (2433 pts) e o apuramento por quota continental – cada país só tem direito a um -, encontra-se ocupado por Telma Monteiro nos -57 kg.

SELEÇÃO NACIONAL

Femininos
-52 kg: Maria Siderot, 5.ª classificada (3 v-2 d)
-57 kg: Telma Monteiro, não classificada (0 v-1 d)
-70 kg: Taís Pina, sábado - Y. Liao (Tpe)

Masculinos
-60 kg: Rodrigo Lopes não classificado (0 v-1 d)
-81 kg: João Fernando, sábado - K. Khalmurzaec (Rus)
-100 kg: Jorge Fonseca, domingo - isento 1.ª ronda
Selecionador: Pedro Soares

A manhã na capital do Cazaquistão começara com a judoca treinada por Pedro Soares a eliminar a canadiana Kelly Deguchi (33.ª), por castigos, a 19s do fim do combate, para depois despachar a suíça Fabienne Kucher (20.ª) com um varrimento de pés aos 45s do prolongamento e pouco depois do treinador contrário ter dito à sua pupila que tentasse que Siderot fosse eliminada por castigos por já ter dois.

Algo que viria a acontecer mas apenas nos quartos de final face à brasileira Larissa Pimenta (10.ª), em que depois de já ter dois castigos quando ainda faltavam 2.25m no cronómetro não conseguiu evitar o terceiro quando já decorriam 6.28m de combate.

Caindo para a repescagem, Maria suplantou a polaca Aleksandra Kaleta (25.ª), também por shidos e em período de ponto de ouro, depois de 5.12m de confronto no tatami o que lhe deu o direito de, pela primeira vez na carreira, enfrentar Yequing Zhu no Circuito Mundial.