João Fernando conquista bronze no Grand Prix da Áustria

João Fernando conquista bronze no Grand Prix da Áustria

JUDO09.03.202417:37

É a segunda medalha de portugal nesta quinta etapa do Circuito Mundial depois de, na sexta-feira, primeiro dia do evento, Maria Siderot (-52 kg) também ter assegurado o 3.º lugar. Domingo é a vez do ex-bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg) entrar em ação

João Fernando (32.º) conquistou, este sábado, a sua segunda medalha de bronze no Circuito Mundial ao derrotar o ucraniano Mykhailo Svidrak (30.º) com dois wazaris, o último a 50s do fim do combate pelo último degrau do pódio dos -81 kg do Grand Prix da Áustria, quinta etapa do Circuito Mundial 2024, que decorre na Tipz Arena, em Linz.

É a segunda medalha de Portugal na prova depois do bronze conseguido por Maria Siderot (-52 kg) na véspera, primeiro dia do evento. Fernando e Svidrak, de 23 anos, já se haviam encontrado em três ocasiões desde 2018, quando ainda eram juniores, tendo o português ganho as duas primeiras, o primeiro ainda nos -73 kg. No entanto, a única ocasião em que se defrontaram no Circuito Mundial foi em janeiro, no Grand Prix de Portugal, em Odivelas, então com o ucraniano a vencer e a eliminar João em casa.

Na corrida aos Jogos de Paris-2024, onde tem andado em lugares que podem vir a permitir a repescagem pela quota continental – é 26.º do ranking de qualificação olímpica e agora somou mais 350 pontos -, o judoca do Sporting, de 24 anos, começou a performance na prova austríaca a eliminar o croata Diominik Druzeta (159.º) com um ippon aos 1.34m, depois de ter registado wazari logo aos 10s.

Bem mais trabalho deu o moldavo Mihail Latisiev (23.º), o qual obrigou Fernando a desgastantes 7.10m de luta até que o português, prata no Europeu de juniores de 2019, conseguisse resolver o embate com wazari.

Também tarefa difícil, mas sempre com João mais ofensivo, foi o confronto contra o cazaque Madi Amangeldi (151.º), no qual o pupilo de Pedro Soares conseguiu um wazari quando decorriam 2.12m e depois, num contra-ataque no chão, acabou por chegar ao ippon com aravés de chave de braço a 2s do fim.  

No quartos de final, onde havia o perigo do público estar no tatami para ajudar o austríaco Bernd Fasching (112.º) a passar às meias-finais, Fernando marcou wazari logo aos 16s e nunca permitiu que o adversário assumisse o controlo do combate enquanto o tempo se foi esgotando no cronómetro.

A caminhada para a final, que seria a primeira de João Fernando no Circuito Mundial, foi interrompida pelo experiente italiano Antonio Esposito (19.ª) que surpreendeu com uma explosiva projeção a 2.07m do fim. Esposito veio a ganhar a prova, por ippon, frente ao polaco Pawel Dryzmal (50.º).