Villas-Boas: «Os meus amigos dizem-me que perdi a cabeça, mas é o meu timing»
Villas-Boas em Esposende (DR)

Villas-Boas: «Os meus amigos dizem-me que perdi a cabeça, mas é o meu timing»

NACIONAL24.03.202416:06

André Villas-Boas, em ação de esclarecimento na Casa de Esposende, disse que o FC Porto está a passar por má gestão financeira e pediu que os sócios sejam exigentes

André Villas-Boas está numa ação de campanha Casa do FC Porto Esposende, onde pediu aos sócios que sejam exigentes consigo.

«Vamos estar sob pressão sobretudo pelo legado que nos é deixado por Jorge Nuno Pinto da Costa. Será fator de pressão mas também de responsabilidade para convosco. Quero que exijam o máximo de mim», começou por dizer na primeira de duas ações deste domingo, primeiro em Esposende, depois em Vizela.

«Seja qual for o resultado no dia 27 de abril o FC Porto estará vivo de novo. O presidente deixa-nos um passado de vitórias sem igual, mas estruturalmente não existimos, em termos de gestão desaparecemos e é neste ponto que queremos ser inflexíveis antes que seja tarde demais. Que este seja um novo acordar para o clube», afirmou.

«Temos um grande desafio pela frente relacionado com a sustentabilidade. Nos últimos 12 anos arrastamo-nos para a ruína financeira, estamos numa situação limite atualmente. Isto tem muito a ver com a falta de gestão cuidada e rigorosa. Conquistámos três campeonatos nos últimos sete, mas pagámos um preço elevado para os ter conquistados», apontou.

Não perdi a cabeça, é o meu timing, hora de mudança para o FC Porto, sinto-me com força

Villas-Boas falou ainda sobre o impacto da decisão na vida pessoal, algo que começou quando aceitou ser treinador: «Um miúdo, sócio do FC Porto desde que nasceu, que se torna treinador da equipa principal, que tudo conquista, tem um impacto emocional gigante. Quando se está na responsabilidade máxima, nessa altura como treinador, é fonte de pressão enorme e exigência tremenda. É duro, ninguém que sujeitar as suas famílias aceitando cargos que podem desintegrar a união familiar. São compromissos que roçam a loucura para pessoas que têm a vida estabilizada. Os meus amigos dizem-me que perdi a cabeça. Não perdi a cabeça, é o meu timing, hora de mudança para o FC Porto, sinto-me com força. Pessoalmente é de uma exigência enorme. Não há nada que iguale a ter sido treinador e adepto do FC Porto e não haverá nada igual a ser presidente do FC Porto.»

Conquistámos três campeonatos nos últimos sete, mas pagámos um preço elevado para os ter conquistados

Um sócio perguntou porque não se candidatou em 2020, e Villas-Boas disse ser este o momento certo: «Em 2020 estava vinculado ao Marselha e compreendi que aquele não era o meu momento. Uma candidatura como esta tinha que ser apresentada precisamente assim: de uma forma construtiva, pensada, reunindo-me das melhores pessoas, das melhores competências, para que a mesma, quando se apresentasse a sufrágio, fosse já uma afirmação e não um teste das águas», disse, falando depois de aspetos do programa, nomeadamente a criação da equipa de futebol feminino:

«Sei que para o ano o sentido de exigência será o de conquistar o campeonato. Lutar pelo título é fundamental. Estamos a pensar lançar-nos já no próximo ano no futebol sénior feminino. Mas temos de perceber que qualidade poderemos ter no plantel. A ideia seria começar na 3ª divisão nacional. Na época seguinte será implementada uma 4ª divisão e assim o
FC Porto poderia antecipar-se.»

As eleições decorrem no próximo dia 27 de abril.