Fernando Freire de Sousa é o primeiro candidato da lista de Villas-Boas ao Conselho Superior

Fernando Freire de Sousa é o primeiro candidato da lista de Villas-Boas ao Conselho Superior

NACIONAL23.03.202411:10

A candidatura de André Villas-Boas à presidência do FC Porto apresentou este sábado o primeiro candidato da lista ao Conselho Superior do clube. «Deve ser um órgão que reflete as vontades dos associados», resumiu o candidato, depois de na semana passada ter apresentado o nome de 5 mulheres candidatas.

Trata-se do economista e professor Fernando Freire de Sousa, que já esteve no Conselho antes. É atualmente presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto.

«Os tempos em que vivemos são difíceis e muito exigentes. Em termos gerais, mas também no desporto. São tempos incompatíveis com procuras inconsequentes de preservação de métodos esgotados e status quo. Assim se poderá estar a confundir dois planos, coisa que não quero fazer e deixar claro: um é o da gratidão, que é imensa e eterna, e outra coisa é tentarmos impedir o tempo de avançar, fazer com que o tempo pare e ele corre", afirmou Fernando Freire de Sousa.

«É dos livros e da prática que não há nenhuma organização que possa sobreviver e reproduzir-se de forma alargada com base em escolhas que estejam aceites em continuidade. Situações que se estende em mais do mesmo, jogos escondidos, trapalhadas mal remendadas, contas pouco certas, aproveitamentos inconcebíveis e capturas inaceitáveis. Estas são as características que temos vindo a conhecer nos últimos tempos. Por isso, são precisas caras novas, maior diversidade, aceitação de responsáveis diferentes, para a implementação de um projeto mais criativo. Depois de tudo o que aconteceu com a revisão dos estatutos, o Conselho Superior terá que se envolver num processo de revisão desses estatutos, o mais participado possivel, com a capacidade de chegar a resultados que sejam do interesse do clube e introduzir outra modernidade e transparência», disse ainda.

«A nossa lista e assinaturas serão apresentadas na terça-feira», disse Andtré Villas-Boas, que apresentou Fernando Freire de Sousa assim: «A história do Fernando fala por si, a historia de amor pelo FC Porto é única, bem retratada, o seu portismo é evidente e é este que tem de estar presente no Conselho Superior.»

(atualizado às 13.17 horas)