V. Guimarães: Tiago Silva caminha para época mais goleadora de sempre
Tiago Silva foi sempre clarividente (Foto Pedro Sarmento Costa/LUSA)

V. Guimarães: Tiago Silva caminha para época mais goleadora de sempre

NACIONAL21.03.202416:52

Médio é uma das peças fundamentais na boa temporada que o V. Guimarães está a realizar; já conta com sete golos e quatro assistências; aos 30 anos atinge um ponto alto na sua carreira.

Tiago Silva aproxima-se a passos largos de atingir a sua melhor temporada de sempre em golos marcados, mas também em influência direta nos tentos da sua equipa. Neste momento, o médio do Vitória de Guimarães soma sete golos e quatro assistências para os seus companheiros faturarem. Na última jornada do Campeonato Nacional, na visita ao reduto do Chaves - triunfo por 2-1 - voltou a marcar e a ser decisivo, tendo convertido com sucesso o pontapé de penálti que garantiu mais três pontos para os vimaranenses, numa deslocação complicada ao lanterna vermelha da Liga.

O jogador português, de 30 anos, é um exímio marcador de bolas paradas e, por isso, é o batedor de penáltis de serviço nos conquistadores, sendo que dos sete tentos já apontados, quatro foram da marca dos onze metros. Para além do de Chaves, ainda marcou de grande penalidade no empate a duas bolas, na receção ao Benfica (21.ª jornada), também em casa perante o Rio Ave, sendo mesmo decisivo, no triunfo por 1-0 e ainda contribuiu para a vitória perante o Sporting, novamente, no Estádio D. Afonso Henriques, por 3-2, na 13.ª ronda da Liga. O Vitória foi responsável por uma das duas derrotas do líder do campeonato, na presente temporada (a outra foi com o Benfica).

Para já, o Gil Vicente é a sua vítima favorita, pois apontou dois golos aos galos e um deles foi mesmo de antologia, logo à 2.ª jornada. No dérbi minhoto disputado em Guimarães, Tiago Silva apontou um golo olímpico de canto direto, numa cobrança genial da bola parada, tendo dado o empate a uma bola na altura e lançado a equipa para a reviravolta que acabou por acontecer, com o triunfo por 2-1. O outro tento apontado aos homens de Barcelos foi mais recentemente, nos quartos de final da Taça de Portugal, abrindo o marcador para a vitória por 3-1 que colocou os vimaranenses nas meias-finais da prova rainha, sete anos depois. O outro golo apontado esta época também foi na Taça, na goleada de 4-1 aplicada ao Vilaverdense, na 4.ª eliminatória da competição.

O registo goleador atual do médio - sete golos - foi apenas igualado na temporada de 2012/13, quando representava o Belenenses, ou seja, nos dez jogos, no mínimo, que ainda restam ao Vitória de Guimarães, pode muito bem superar este seu registo. Já no que à influência direta em golos da sua equipa diz respeito (onze neste momento com as quatro assistências) está um pouco mais longe, mas alcançável, pois em 2018/19, ao serviço do Feirense esteve envolvido em 13 tentos da sua equipa - cinco golos e oito assistências.