Vitórianos escrevem capítulo histórico em Arouca (crónica)
Vitória de Guimarães (Imagem: PAULO NOVAIS/LUSA)

Arouca-V. Guimarães, 1-3 Vitórianos escrevem capítulo histórico em Arouca (crónica)

NACIONAL18.05.202418:22

Após uma segunda parte de luxo, a equipa minhota deu a volta ao marcador e saiu de Arouca com um recorde que entra para a história do clube

Um jogo de poucas decisões, mas com muitas emoções. O Arouca despediu-se do seu treinador Daniel Sousa, que na próxima temporada ruma a Norte para treinar o SC Braga, enquanto Rui Cunha fez o seu primeiro e último jogo da época à frente do Vitória de Guimarães, após a saída abrupta de Álvaro Pacheco.

Com o triunfo na Serra da Freita, a equipa de Guimarães quebrou o recorde de pontos numa só temporada, terminando com 63 pontos, superando os 62 de 2016/17 e 1995/96.

O Arouca até entrou melhor na partida e foi para o intervalo em vantagem na sequência de uma grande penalidade cobrada por Cristo González. Uma primeira parte equilibrada, mas o Arouca a demonstrar, pela última vez, que são mortíferos nos contra-ataques, mesmo sem Mujica, fazendo acreditar aos adversários que estão adormecidos no jogo.

A partir dos 50 minutos, começou o festival minhoto. Nélson Oliveira empatou, Jota Silva enviou uma bola ao poste, autogolo de Thiago Rodrigues (após cruzamento de Jota Silva) e Manu fechou o marcador aos 62. Uma segunda parte que reflete a solidez coletiva desta equipa ao longo da época. E se o Arouca é fatal nas transições, ficou demonstrado que os vitorianos são eficazes nos pontapés de canto e nos lances pelo corredores.

A equipa da casa ia tentando responder à desvantagem, mas sem sucesso. André André foi substituído a cinco minutos dos 90 para receber uma forte ovação por parte dos 700 adeptos presentes em Arouca.

Com o apito final veio a festa dos visitantes no relvado. Não só pela recorde de pontos, mas também pelas dificuldades atravessadas ao longo da época, nomeadamente com a passagem de cinco treinadores: Moreno, João Aroso, Paulo Turra, Álvaro Pacheco e agora Rui Cunha.

Despedida amarga de Daniel Sousa, que levou este Arouca a percorrer uma caminhada entusiasmante no campeonato, permitindo mesmo sonhar com a Europa. Em casa foram derrotados apenas por Sporting, Benfica e agora Vitória de Guimarães.