)
V. Guimarães: com público, deu direito a... 9-0, ao intervalo!
Com os sócios a aderirem em massa, a equipa do Vitória de Guimarães acabou por dar espetáculo, essencialmente na primeira parte do jogo particular frente aos espanhóis do Ponferradina (3.º escalão), sendo que ao intervalo já venciam por 9-0. O resultado final foi mais alargado com a contagem a terminar nos 10-0.
Os golos foram apontados por Diogo Sousa, Tiago, Silva, José Bica, Dieu Michel, Rodrigo Abascal, Oumar Camara, Tomás Handel e ainda um hat trick de Nuno Santos. As jogadas que terminaram com a bola no fundo das redes dos adversários foram bem construídas, na sua maioria com passes curtos e combinações pela zona central do terreno de jogo.
Luís Pinto, o novo técnico dos conquistadores, já implementou as suas ideias e o 4x2x3x1 apresentado é bem versátil, com bastante mobilidade e com a saída de jogo a ser feita a três jogadores. Tendo em conta o onze, a atacar Miguel Maga juntou-se aos centrais Borevkovic e Abascal, com João Mendes a soltar-se pela linha no flanco esquerdo. Vando Félix fez a ala contrária e Nuno Santos pisava terrenos centrais, perto de Telmo Arcanjo, estando ambos no apoio ao avançado, também ele mais móvel, José Bica.
Uma dinâmica distinta das temporadas anteriores, nomeadamente, no que diz respeito à forma de atacar, pois a equipa não foi seriamente testada nas tarefas defensivas, no decorrer desta partida. Como é habitual as substituições foram-se sucedendo e foi-se perdendo a eficácia. Porém, na segunda metade também foi possível perceber que o treinador, de 36 anos, tem o plano de três centrais puros na manga, pois foi assim que se apresentou, colocando Miguel Nóbrega, Thiago Balieiro e Paulo Vitor em campo.
Entretanto, o mercado continua a mexer e o Vitória de Guimarães está atento à possibilidade de promover o regresso de Vasco Sousa ao clube. O médio, de 22 anos, fez parte da sua formação pelo Minho e pode voltar por empréstimo do FC Porto. O jogador recuperou de uma lesão longa, renovou contrato até junho de 2027 e agora pode ser cedido pelos azuis e brancos.
Onze: Charles; Miguel Maga, Toni Borevkovic, Rodrigo Abascal e João Mendes; Diogo Sousa e Tiago Silva; Vando Félix, Telmo Arcanjo e Nuno Santos; José Bica.
Jogaram ainda: Oumar Camará, Dieu Merci, Matija Mitrovic, Bruno Gaspar, Miguel Nóbrega, Paulo Vitor, Tomás Handel, Fabio Blanco, Gustavo Silva, Juan Castillo, Thiago Balieiro, Beni Mukendi, Nélson Oliveira, Orest Lebedenko e Rodrigo Duarte.