Sporting: triunfo complicado, mas merecido e moralizador
Francisco Trincão e Bruno Brígido (Foto: EPA/ANTONIO COTRIM)

O MISTER DE A BOLA Sporting: triunfo complicado, mas merecido e moralizador

NACIONAL30.03.202416:27

Álvaro Magalhães analisa a vitória do Sporting em casa do Estrela da Amadora

1. Sem facilidades

Foram duas equipas, o Estrela da Amadora e o Sporting, que jogaram no seu sistema tático habitual, o 3x4x3. E quem achava que a deslocação do Sporting à Amadora seria pera doce, é bom que tenha ficado acordado porque o jogo não foi nada fácil. O Sporting entrou em campo pressionado com a vitória do Benfica sobre o Chaves, mas teve capacidade para manter o 1.º lugar e sobretudo não perder motivação para os próximos duelos com o grande rival [nos próximos dias 2 e 6 de abril].

2. Vitória moralizadora

Os leões até começaram a perder, mas deram a reviravolta ainda na 1.ª parte com dois golos de grande qualidade de Paulinho e de Nuno Santos. Na 2.ª parte, o Sporting teve oportunidades para marcar mais, o Estrela também ameaçou, é verdade, mas o Sporting conseguiu ficar com os três pontos. Ainda tem um jogo em atraso com o Famalicão, por isso é que esta vitória foi ainda mais importante, num campo muito difícil e que moraliza a equipa para os jogos que ainda faltam jogar esta época.

3. Ficaram a faltar golos

No 2.º tempo, o Estrela fez algumas alterações, entrou o Regis Ndo para a frente e o Hevertton Santos para a direita e o Bucca recuou para o meio-campo, mas em cinco minutos, o Sporting criou três oportunidades de golo, com Trincão e Gyokeres. Com a entrada ao intervalo do Gonçalo Inácio, o central deu maior qualidade de passe e maior capacidade de progressão no terreno à equipa e o Sporting ficou a dever-se um terceiro golo. O Estrela foi ainda muito perigoso nos lances de bola parada, mas os leões foram sempre uma equipa serena, tranquila, responsável e nota-se que tem um espírito de grupo e de união que projeta a equipa para as vitórias. O coletivo funcionou em pleno e o Sporting lidera assim o campeonato com todo o mérito.

4. Trincão e Bragança em destaque

A nível individual destaco o Francisco Trincão, que está em grande forma e está a atravessar o seu melhor momento desde que chegou ao Sporting. E destaco também Daniel Bragança, que é um grande jogador, é um jovem cada vez mais a impor-se na equipa, com qualidade física, técnica, tática, tem uma força psicológica e ainda por cima esteve a jogar como capitão, parece que até jogou mais com a braçadeira e não sentiu de todo o peso da responsabilidade. Se continuar a ser titular no Sporting, estará a bater às portas da Seleção.

De destacar ainda os adeptos das duas equipas, que foram fantásticos e criaram um ambiente que não se via há muitos anos na Reboleira. Até nesse aspeto foi um jogo muito agradável de se ver.