0 seconds of 1 minute, 49 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Adeptos Do Boavista Invadem Relvado E Fazem A Festa
00:33
00:00
01:49
01:49
 

Sporting: Geny Catamo com a melhor época de sempre em ponto de mira

NACIONAL05.04.202510:30

Ala já igualou o registo de golos da época passada e vai por mais. Selecionador de Moçambique, Chiquinho Conde, agradece aos leões a evolução do jogador de 2023 para cá

Geny Catamo foi figura de destaque na vitória, por 2-0, do Sporting, sobre o Rio Ave, na quinta-feira, ao marcar um belo golo de fora da área num remate sem preparação de pé esquerdo e ao cavar a grande penalidade sobre Brandon Aguilera que redundou no segundo tento leonino.

Com o remate certeiro, o número 21 dos leões igualou o seu melhor registo de golos (seis), mas em menos dois jogos do que em toda a época passada — tem 39 atualmente e em 2023/2024 esteve em 41 de leão peito. O número de assistências é que está abaixo do da temporada transata (três contra cinco). No entanto, é preciso ter em atenção que ao Sporting ainda faltam oito jogos esta temporada, referentes a sete jornadas da Liga e, pelo menos, mais um da Taça de Portugal. Portanto, tudo leva a crer que o futebolista, de 24 anos, possa ultrapassar estas marcas.

Os golos do moçambicano costumam ter impacto e o que mais perdurará na memória dos sportinguistas foi o apontado no dérbi da segunda volta da época passada, ao minuto 90+2, num remate absolutamente fantástico com o seu pior pé, o direito, com a bola a entrar junto ao ângulo superior direito da baliza de Trubin, decisivo para a vitória dos leões por 2-1. Curiosamente, faz amanhã um ano deste encontro, o que pode significar um bom prenúncio para Geny, que já tinha inaugurado o marcador nessa partida, logo no primeiro minuto, após passe de Pedro Gonçalves.

A apetência do ala para marcar ao Benfica é grande, também foi dele o golo que ditou o triunfo dos leões sobre o eterno rival já esta temporada, no jogo de estreia de Rui Borges à frente do clube de Alvalade. E o Sporting ainda vai defrontar as águias, pelo menos na Liga, na penúltima jornada.

Em 2023/2024 a vitória sobre o Benfica ditou que os leões, no final da jornada 28, registassem sete pontos de vantagem sobre os encarnados, numa margem que se revelou crucial para a conquista do título nacional.

«Objetivo é sermos bicampeões», diz Geny Catamo

3 abril 2025, 22:44

«Objetivo é sermos bicampeões», diz Geny Catamo

Extremo do Sporting feliz pelo golo que marcou, pela vantagem na eliminatória mas avisa que há mais um jogo. Agora vem a Liga e a cabeça não está no FC Porto-Benfica, só no jogo com o SC Braga de segunda-feira

As palavras de Chiquinho

O selecionador moçambicano, Chiquinho Conde, não pôde assistir ao encontro com o Rio Ave, mas viu o resumo alargado e ficou satisfeito com o que viu do seu pupilo. «De facto, está a evoluir muito bem», adianta, apontando um fator primordial para a subida de rendimento do jogador. «Esta mudança do sistema tático promovida por Rui Borges, voltando ao 3x4x3 que era utilizado por Ruben Amorim beneficia-o porque ele, de facto, tem grande propensão atacante e fica mais fácil ir no um para um e atacar a profundidade», explica o homem que fez carreira futebolística em Portugal entre 1987 e 2004, tendo representado o Sporting em 1994/1995 e metade da época seguinte, deixando ainda uma palavra positiva aos leões. «Agradeço a evolução que ele tem registado desde que foi integrado na equipa principal do Sporting, em 2023, porque ele já tinha muito o futebol de rua mas faltava-lhe a componente tática, que ganhou», completa.

Geny Catamo ouve as instruções de Chiquinho Conde (Foto FMF)

A mudança tática promovida pelo Rui Borges, voltando ao 3x4x3, beneficia o Geny

Chiquinho Conde, atualmente com 59 anos, foi avançado durante toda a sua carreira de jogador e está convencido de que Geny Catamo pode não se ficar por aqui. «Ainda pode dar mais», assegurou a A BOLA. O jogador do Sporting, que se estreou na equipa principal em 2021/2022, mas foi posteriormente cedido a V. Guimarães e Marítimo, marcou um belo golo pela sua seleção no último jogo dos mambas, diante da Argélia: «Foi realmente um grande golo, apesar da derrota pesada que sofremos [1-5]. Mas é preciso ter em atenção que só ele e o Reinildo, do Atl. Madrid, já tinham jogado perante mais de 50 mil pessoas e no Estádio de Tizi Ouzou estavam quase 54 mil. Estamos a pontos da Argélia na fase de qualificação para o Mundial mas fica o aprendizado para o CAN-2026. Tem-se notado que o Geny está mais maduro.»

Totalidade do passe para resgatar

O Sporting, recorde-se, tem apenas 25 por cento do passe de Geny, com o restante a restar na posse do Amora. Os leões já deram início ao processo de compra do remanescente dos direitos económicos do jogador, mas o processo ainda estará numa fase não muito adiantada.