SC Braga: segundo interino a começar com o pé esquerdo em 20 anos
Rui Duarte, treinador interino do SC Braga (Imagem: SC Braga | Facebook)

SC Braga: segundo interino a começar com o pé esquerdo em 20 anos

NACIONAL08.04.202419:34

Rui Duarte não teve a melhor estreia no comando técnico bracarense, mas não é caso único; nos últimos 20 anos, minhotos contam com cinco soluções internas; derrota tão pesada no primeiro jogo só em 2007/08, com António Caldas

A estreia de Rui Duarte pelo SC Braga não foi a melhor, tendo perdido em casa com o Arouca, por 0-3, na última jornada da Liga. A situação do técnico que foi promovido dos sub-23 não é fácil, pois ao mesmo que os bracarenses anunciaram a solução interina, também divulgaram o treinador para a próxima temporada (Daniel Sousa proveniente, precisamente, do Arouca).

Mesmo assim, e tal como salientou na antevisão a esta partida, Rui Duarte encarou o desafio como uma oportunidade, mas uma derrota por três golos sem resposta, sendo que foi apenas a segunda vez que o SC Braga não marcou golos na Pedreira esta temporada - primeira na derrota por 0-1 com o Benfica - e somente a sexta ocasião em todas as 47 partidas, em todas as competições, que já realizou até ao momento, não foi um bom agoiro.

Resultado semelhante, apenas por António Caldas, em 2007/08, que assumiu a equipa após a saída de Jorge Costa e no primeiro jogo, na visita ao reduto do Leixões, perdeu igualmente por 0-3. Mas, Caldas ainda voltou a ser interino nessa mesma temporada, depois de Manuel Machado, sendo que nessa ressaca conduziu a equipa a uma vitória caseira, por 2-1, frente ao Paços de Ferreira.

Nos últimos 20 anos, ou seja, desde 2003/04, o SC Braga já assumiu a posição de optar por uma solução interna em cinco ocasiões. Para além da já referida, também Jorge Costa assumiu esse papel em 2006/07 e estreou-se com um triunfo (1-0), fora, perante o Parma nos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa. Mais tarde, em 2016/17, Abel faz um jogo entre a sucessão de José Peseiro para Jorge Simão e consegue bater o Sporting, em casa, por 1-0.

Já no ano de 2019/20, António Salvador recorreu a dois interinos e de forma consecutiva. Com a saída de Rúben Amorim, que tinha sido promovido para substituir Sá Pinto, para o Sporting, Custódio assumiu interinamente e estreou-se com um triunfo por 3-1, em casa, frente ao Portimonense. Depois da retoma dos jogos, em sequência da paragem devido à pandemia de Covid-19, os resultados escacearam e Artur Jorge assumiu, tendo começado com uma vitória caseira robusta, por 4-1, frente ao Aves.