SC Braga: Casa Pia antecede janeiro de loucos
A equipa do SC Braga festeja o primeiro golo, marcado por João Moutinho. Foto: HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

SC Braga: Casa Pia antecede janeiro de loucos

NACIONAL26.12.202300:00

SC Braga fecha o ano com a visita ao reduto do Casa Pia, na 15.ª jornada, no sábado às 18 horas. Início de 2024 com jogos de grau de dificuldade elevado. Rotação do plantel deve continuar a ser o plano de Artur Jorge

Os bracarenses defrontam o Casa Pia, fora, na 15.ª jornada, no sábado às 18 horas, naquele que é o último jogo do ano civil para a equipa de Artur Jorge. Uma partida que antecede um mês de janeiro completamente de loucos, em termos de densidade do calendário e de competitividade dos jogos que a equipa vai ter pela frente, sendo que no final (23 e 27, em Leiria) ainda tem a final four da Taça da Liga, para a qual garantiu o apuramento no último sábado, com o triunfo (3-1) na Madeira, perante o Nacional.

Tendo em conta esse encontro e o trabalho desenvolvido por Artur Jorge durante esta temporada, são de esperar novas mudanças no onze para a visita ao reduto dos gansos. O treinador, de 51 anos, tem apostado bastante na rotatividade, pois a qualidade do plantel e a densidade do calendário assim o exige. Antes de entrar em 2024, o SC Braga pretende manter-se nos lugares da frente, devolvendo a distância de três pontos para o 5.º classificado, e caso seja possível ultrapassar os que vão à sua frente.

Assim, no estádio municipal de Rio Maior, Matheus regressa à baliza (Hornicek defendeu na Madeira), no entanto, o quarteto defensivo deve manter-se com Vìctor Gómez à direita, Fonte e Niakaté a centrais e Cristian Borja na esquerda. No meio-campo, apenas João Moutinho deve continuar no onze, André Horta e Pizzi dão o seu lugar a Rodrigo Zalazar e Álvaro Djaló.

Com a introdução do avançado espanhol que ocupa a extrema direita, Ricardo Horta ocupa a posição mais ofensiva do meio-campo, dando apoio mais central ao ponta de lança que vai continuar a ser Simon Banza. Na esquerda do ataque também vai manter-se Bruma. Sendo este o onze provável para a viagem ao terreno do Casa Pia.

Tudo para garantir três pontos antes de um início do ano bastante exigente. Na 16.ª ronda (6 de janeiro), há dérbi minhoto, em casa, frente ao rival Vitória de Guimarães, ao que se seguem a viagem ao estádio da Luz para defrontar o Benfica nos oitavos de final da Taça de Portugal e a deslocação ao reduto do FC Porto para a 17.ª jornada da Liga. Uma entrada em 2024 a todo o gás para a equipa de Artur Jorge.