Rudiger denuncia jornalista que o associou ao Estado Islâmico
Antonio Rudiger (IMAGO)

Rudiger denuncia jornalista que o associou ao Estado Islâmico

INTERNACIONAL26.03.202410:14

Em causa está uma foto do alemão a assinalar o Ramadão

Antonio Rudiger, alemão de origem africana (a sua mãe é da Serra Leoa), pratica a religião muçulmana. Recentemente, publicou uma foto na rede social Instagram a assinalar o início do Ramadão e que, agora, está envolvida em polémica.

Isto porque o jornalista alemão Julian Reichelt, do Bild, através da rede social X, associou o gesto de Rudiger, com o dedo indicador a apontar para cima, ao Estado Islâmico (ISIS), chamando-lhe de «dedo do ISIS».

Reichelt explicou esta associação: «Para todos aqueles que não querem reconhecer o islamismo na saudação islamista de Antonio Rudiger: O Gabinete Federal para a Proteção da Constituição [da Alemanha] chama a este gesto o "dedo do ISIS" e reconhece o dedo indicador como um sinal claro de islamismo. A DFB [Federação Alemã de Futebol] tem de fazer uma declaração.»

Segundo a Marca, o jogador do Real Madrid, que se encontra reunido com a seleção alemã, denunciou Reichelt por «insulto, calúnia, injúria inflamatória, incendiário e sedição» e a DFB fez o mesmo, acusando Reichelt de propagar «discurso de ódio».

Reichelt já reagiu a isto, continuando a procurar justificar-se: «Este gesto foi completamente apropriado pelos terroristas nas últimas duas décadas. Tornou-se indiscutivelmente a saudação do ISIS e dos assassinos islâmicos em todo o mundo, de pessoas que também assassinaram em Berlim e estão a trazer desastre e sofrimento incomensurável ao mundo.»

Rudiger foi recentemente titular na vitória da Alemanha sobre a França (2-0) num encontro particular e poderá voltar a jogar esta terça-feira, frente aos Países Baixos, às 19.45 horas.

0