Rio Ave: contas aprovadas por larga maioria
217 associados marcaram presença na Assembleia Geral vilacondense (Foto: RIO AVE)

Rio Ave: contas aprovadas por larga maioria

NACIONAL27.10.202315:44

Mais de 200 sócios do emblema vilacondense marcaram presença na Assembleia Geral, que decorreu quinta-feira à noite. Constituição de SAD foi um dos pontos defendidos pela presidente Alexandrina Cruz

O Rio Ave anunciou esta manhã a aprovação das contas relativas à temporada 2022/23, numa votação que teve lugar na Assembleia Geral ontem às 21 horas, e na qual estiveram 217 sócios rioavistas, «números inéditos nos últimos anos».

A sessão, que decorreu no Auditório Municipal de Vila do Conde, contou com a «apreciação, discussão e votação» do Relatório e Contas referente à época transata. 190 dos 217 sócios presentes (87,5%) votaram a favor da aprovação das contas.

Destacam-se no relatório os valores apresentados relativamente ao resultado líquido do clube (172.277€ positivos), e ao resultado líquido da Rio Ave SDUQ (7.805.556€ negativos). 

Os resultados são explicados por «mais um ano de grande desafio contabilístico, em função da recuperação desportiva após a descida à 2ª Liga e do impedimento de inscrição de jogadores, que condicionou a possível venda de ativos e o consequente encaixe financeiro considerável».

A presidente Alexandrina Cruz fez um apelo aos sócios para se unirem em torno do clube, «como base para uma recuperação plena em todos os domínios». 

A líder dos vilacondenses alertou também para a reflexão «urgente e necessária» em torno do futuro do clube, sobretudo em relação à constituição de SAD no Rio Ave: «Qual o modelo de gestão que queremos para o futuro?! Se o atual, se uma sociedade desportiva onde o clube é sócio maioritário, mas que permita cativar e ser apelativa a qualquer ação de mecenato ou investimento nesse modelo. É imperativo avançar e traçar novos caminhos», sublinha. 

No último ponto da ordem de trabalhos, o vice-presidente Luís Oliveira apresentou uma nova campanha de sócios como um dos próximos projetos de crescimento do Rio Ave, na qual está incluída «a modernização dos cartões de associado», uma «redefinição de preços de quotas», e uma «conta única digital». A campanha tem como objetivo «aumentar exponencialmente o número de sócios (atualmente mais de 6300) para os 10 mil até 2026».