Polémica na La Liga: Real Sociedad e Betis trocam acusações
Real Sociedad e Betis jogam este domingo (IMAGO)

Polémica na La Liga: Real Sociedad e Betis trocam acusações

INTERNACIONAL15.12.202319:49

Tudo começou com a decisão da equipa basca em não disponibilizar bilhetes para os adeptos 'verdiblancos'

A Real Sociedad recebe o Betis no Estádio Municipal de Anoeta, no próximo domingo, às 15.15 horas, num duelo da 17.ª jornada da La Liga entre 6.º e 7.º classificados, respetivamente. No entanto, o jogo já está envolto em polémica. 

Tudo começou quando, na passada terça-feira, a Real Sociedad tomou a decisão de não vender bilhetes aos adeptos adversários. Em comunicado, o clube disse que «incidentes em temporadas anteriores» com estes fãs obrigaram-no a tomar esta decisão e, como o emblema quer homenagear um antigo adepto seu, Aitor Zabaleta, assassinado há 25 anos por um grupo de adeptos do Atlético de Madrid, acabou por tomar esta medida.

Na altura, o Betis respondeu de forma semelhante, anunciando que, quando a Real Sociedad visitar o seu estádio no jogo da 2.ª volta, também não disponibilizará bilhetes aos adeptos bascos.

Já na quinta-feira, foi a vez do presidente da Real Sociedad, Jokin Aperribay, citado pelo diário Marca, comentar a decisão por si tomada, dirigindo-se aos dirigentes do Betis: «Eles podem fazer todas as exigências que quiserem mas Aitor [Zabaleta] está na nossa cabeça e no nosso coração e nenhum tipo do Betis que venha aqui para nos chatear vai entrar no Anoeta.»

O Betis reagiu esta sexta-feira, em comunicado, a estas declarações, afirmando serem «incitadoras à violência» e que, como tal, as levará «à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo a Xenofobia e a Intolerância no Desporto».

Para além disso, nenhum dos dirigentes do clube «estará presente no camarote presidencial do Estádio Anoeta do próximo domingo».

Por fim, o emblema de Sevilha também vai ajudar os seus adeptos que já haviam planeado a sua viagem à cidade de San Sebastian para assistirem ao jogo: «O Real Betis prestará aconselhamento jurídico aos adeptos do Betis que já tenham reservado viagens e hotéis e que tenham sido afectados pela decisão invulgar da Real Sociedad.»