O que os gigantes europeus mais gostam em Diomande
Diomande foi distinguido como o terceiro central mais promissor do mundo (IMAGO)

O que os gigantes europeus mais gostam em Diomande

NACIONAL12.03.202410:30

Defesa-central jogou nas três posições (esquerda, centro e direita) do trio defensivo com o Arouca. Versatilidade é a qualidade que mais chama a atenção a quarteto de luxo que segue costa-marfinense: Arsenal, Chelsea, Newcastle e Juventus

Diomande é caso raro no futebol… mundial. Por uma ascensão meteórica só ao alcance dos maiores talentos dos relvados. Contas feitas... 13 meses. O tempo entre o qual deixou o Mafra, da Liga 2, saindo do completo anonimato, para se tornar num dos indiscutíveis do Sporting e no terceiro (!) central mais promissor do planeta! Apenas superado por Jorel Hato (Ajax) e Leny Yoro (Lille). Uma distinção do Observatório do Futebol que teve como avaliação os minutos jogados no último ano e o nível de jogo apresentado.

O possante defesa-central vai assim, aos 20 anos, colecionando atributos e... pretendentes. De resto, sabe A BOLA, existe um quarteto que se mantém atento à evolução do jogador com constantes observações, in loco, nos últimos meses: falamos dos ingleses Arsenal, Chelsea e Newcastle, além de Juventus, clube italiano que não perdeu a oportunidade de avaliar o central no recente duelo dos leões com os italianos da Atalanta.

E se a margem de progressão deste jovem defesa - blindado pelos leões com cláusula de rescisão de €80 milhões - é enorme essa não é, de resto, a qualidade que tem despertado mais a atenção destes gigantes europeus. É sobretudo pela polivalência e versatilidade apresentada por este defesa que, por exemplo, no recente duelo em Arouca, começou a jogar no trio defensivo pela esquerda, passou para a direita (com a entrada de Gonçalo Inácio) e terminou no eixo central (com a saída do capitão Coates). Três posições! Um defesa completo capaz de encaixar em vários sistemas de jogo, com qualidade técnica, golo, e uma imponência física que impressiona dentro de campo.

Diomande tem sido uma das peças mais valorizadas por Rúben Amorim (IMAGO)

Assinala o começo do Ramadão

Será nesta fase de decisões, com Diomande a recuperar os índices físicos perdidos em janeiro, durante a participação no CAN (no qual só esteve em dois jogos, com 167 minutos somados), que o central se prepara para entrar em mais um ciclo exigente, nomeadamente no período do Ramadão. Que iniciou no passado domingo e se prolonga até 9 de abril.

Recorrendo às redes sociais, o central assinalou este período sagrado que, recorde-se, obriga a um ritual de jejum do nascer ao pôr do sol. «Bom mês do Ramadão a todos os muçulmanos no Mundo», escreveu o costa-marfinense, na conta do Instagram, numa publicação também partilhada por outros companheiros de plantel, como St. Juste.

Entretanto, noutro âmbito o central, que soma seis internacionalizações, entrou ontem na lista de convocados de Emerse Faéda na Costa do Marfim para os particulares com o Benim (dia 23) e Uruguai (dia 26). Dois testes particulares que serão jogados em França - o primeiro em Amiens e o segundo em Lens - na próxima paragem nas competições tendo em vista compromissos de seleções.