17 abril 2025, 10:00
Sporting: Rui Borges prestes a bater recorde de Jesus
A cinco jornadas do final da Liga treinador quer ver a 'sua' equipa no pódio de mais concretizadora do milénio. Jefferson recordou uma equipa bem oleada e eficaz
Registo melhor nos 15 primeiros jogos no campeonato pelo Sporting só… Octávio Machado há 28 anos
Rui Borges chegou ao Sporting no dia 26 de dezembro de 2024 para substituir João Pereira no comando técnico da equipa A. As coisas não correram bem ao substituto de Ruben Amorim, que em novembro partira para o Manchester United, e já foi o mirandelense que passou o ano em Alvalade. Na Sexta-feira Santa completou o 15.º jogo no campeonato como treinador leonino, os verdes e brancos venceram o Moreirense por 3-1 e o treinador manteve assim a invencibilidade na Liga ao serviço dos leões.
Para encontrar um treinador com invencibilidade maior nos 15 primeiros jogos na Liga é preciso recuar quase 30 anos até… Octávio Machado, que precisou de chegar ao 19.º jogo no campeonato como treinador do Sporting para perder mas este registou tem de se partir em duas ‘prestações’, pois houve interrupção de uma época para a outra.
Voltemos a Rui Borges. Nos primeiros 15 jogos na Liga viu os leões marcarem 35 golos (média de 2,3 por encontro) e sofrerem 15 (1 por partida) e está nesta altura na liderança. Venceu 11 vezes e empatou 4.
17 abril 2025, 10:00
A cinco jornadas do final da Liga treinador quer ver a 'sua' equipa no pódio de mais concretizadora do milénio. Jefferson recordou uma equipa bem oleada e eficaz
Uma comparação com Ruben Amorim é arriscada, porque o agora ‘red devil’ pegou na equipa em março de 2020, ganhou o primeiro jogo no campeonato (2-0 ao Aves) mas viu depois a competição parar devido à pandemia de Covid-19 e o técnico aproveitou para começar a construir os alicerces do campeão 2020/2021, numa fase final de época retomada em junho com um Sporting transformado, com muitos jovens. Por isso, Amorim perdeu ao seu 9.º jogo na Liga pelo Sporting – foi no Dragão, 2-0 na jornada 32.
Registo importante fizera Jorge Jesus também em 2015/2016: foram 13 jogos de invencibilidade na Liga, série interrompida pelo União à 14.ª jornada – 0-1 na Madeira.
Já Octávio Machado fez os primeiros jogos como treinador do Sporting na época 1995/1996, deixou o cargo de técnico principal no final da temporada, altura em que passou a adjunto de Robert Waseige, e voltou ao papel principal a meio da época seguinte. Juntando os períodos como comandante técnico, esteve 18 jogos invicto na Liga pelo Sporting: da jornada 29 à 34 no primeiro período (6 jogos com 4 vitórias e 2 empates); da jornada 13 à 24 já em 1997 (12 jogos com 9 vitórias e 3 empates).
Para bater esta marca de invencibilidade com 28 anos, Rui Borges tem de mantê-la até ao final do campeonato, sendo que na penúltima jornada, daqui a três jornadas, joga na Luz com o Benfica, clube responsável pela primeira derrota de Octávio Machado no campeonato enquanto treinador leonino, na jornada 25 de 1996/1997 e precisamente no Estádio da Luz.
Saudações Leoninas e desportivas. Como diz o provérbio, "quem não chora não mama".......... isto só, porque os "outros" é que são sempre os beneficiados, os "nossos" nunca são.... Mais uma vez Saudações Leoninas e desportivas.