Manchester City perdulário deixa escapar vitória frente ao Liverpool
Foto IMAGO/Propaganda Photo

Manchester City perdulário deixa escapar vitória frente ao Liverpool

INTERNACIONAL25.11.202314:43

Haaland e Alexander-Arnold apontaram os golos da partida maior da Premier League

O Estádio Etihad recebeu este sábado o jogo grande da atualidade do futebol inglês, terminando com empate 1-1. O Manchester City, que assumiu o controlo da posse de bola desde o início da partida, até podia ter começado a perder, não fosse a grande defesa de Ederson ao cabeceamento de Darwin

A precisar do golo, surgiu, aos 27’, aquele que melhor o conhece. Haaland posicionou-se entre os defesas para fazer história: apontou o seu 50.º golo na Premier League em 48 jogos, o mais rápido a fazê-lo. Se o Liverpool ia, pelo menos, desequilibrando até ao golo, a equipa perdeu-se completamente após Haaland faturar. As transições rápidas, conduzidas sobretudo por Bernardo Silva e Doku, podiam ter levado a equipa de Guardiola para o intervalo com uma vantagem mais dilatada.

Haaland celebra o 1-0, o seu 50.º golo na Premier Leage (IMAGO/Sportimage)

O segundo tempo começou como terminou o primeiro: pouca iniciativa do Liverpool, pouca eficácia do City. Fica a ideia que o Manchester City quis, com 1-0, adormecer o jogo, mas a acabou por adormecer com ele… Apesar de ter uma grande oportunidade, foi na sequência desse momento que Alexander-Arnold, em zonas interiores, rematou cruzado para «calar» o Etihad. A igualdade passou energia aos skyblues, mas o tempo revelou-se escasso para a anular.

Alexander-Arnold marcou e festejou assim, frente aos adeptos do Manchester City (IMAGO/News Images)

Esta divisão de pontos deixa Manchester City e Liverpool ao alcance do Arsenal que, se vencer, termina a jornada em primeiro lugar.

Recorde o filme do jogo:

Termina a partida! Dividem-se os pontos entre Manchester City e Liverpool! Numa partida dominada pelos anfitriões, a falta de eficácia foi capital para o empate. Os reds, apesar de criarem menos perigo, aproveitaram (logo após a maior oportunidade de golo do Manchester City no segundo tempo) uma transição rápida para fecharem o marcador no 1-1. Como se diz na gíria do futebol, quem não marca, sofre...

90+8' Ao cair do pano, Haaland quase consegue desviar a partir de um canto.

Vão ser disputados oito minutos de compensação.

85' Jurgen Klopp esgota as alterações. Saem Darwin e Mac Allister para as entradas de Endo e Harvey Elliott.

83' Julián Alvaréz cobra livre à entrada da área, mas a bola não ultrapassa a barreira.

80' Golo do Liverpool, de Alexander-Arnold! Depois da melhor hipótese de golo do Manchester City na segunda parte, surge o golo adversário! No contra-ataque, Salah encontra Alexander-Arnold em zonas interiores e, já dentro de área, remata cruzado para bater Ederson e empatar o encontro.

79' Melhor oportunidade do Manchester City na segunda parte. Haaland combina com Doku, o belga devolve e, à boca da baliza, Haaland atira para grande defesa de Alisson.

À entrada para o último quarto de hora da partida, sente-se alguma tensão de parte a parte. O Manchester City, apesar do controlo de bola, sente que a falta de eficácia pode causar dissabores, por causa da vantagem mínima no marcador. O Liverpool precisa de colocar velocidade e ganhar frieza, duas características que poucas vezes se complementam.

73' Terceira alteração no Liverpool. Sai Szoboszlai, entra Cody Gakpo.

72' Salah serve Darwin que, ao primeiro poste, remata para grande intervenção de Ederson.

68' Rúben Dias marca na sequência de um canto, mas o golo é invalidado por falta de Akanji sobre Alisson na pequena área.

65' Mais uma jogada de Doku pelo lado esquerdo, que resulta numa bola à entrada da área para Rodri. O remate do espanhol desvia em Gravenberch e pede-se penálti, mas a bola embateu apenas na perna do médio neerlandês.

61' Canto do Liverpool dá em cabeceamento de Van Dijk, encaixado por Ederson. É o terceiro canto para os reds em poucos minutos, mas sem grande perigo.

54' Dupla alteração no Liverpool. Saem Diogo Jota, lesionado, e Curtis Jones, entram Luis Díaz e Gravenberch.

51' Contra-ataque do Manchester City culmina com remate de Foden por cima da baliza.

Recomeça a partida! As equipas entram em campo com os mesmos elementos que iniciaram a partida.

Termina a primeira parte! Se, na primeira metade do primeiro tempo, o Manchester City não criou tanto perigo como a posse de bola faria prever, tal não se pode dizer, sobretudo, desde o golo de Haaland. A partir do momento em que se viu em desvantagem, o meio-campo do Liverpool revelou-se muito permeável a transições dos skyblues de Manchester, que só à falta de eficácia devem a vantagem mínima que levam para o intervalo. É preciso mão de treinador no intervalo por parte de Jurgen Klopp, que muito deve agradecer pelo intervalo nesta fase...

45' Uma confusão na área do Manchester City quase dá golo, mas valeu a intervenção de Ederson, que mantém a vantagem ao intervalo.

44' A equipa do Liverpool volta a ser apanhada em contra-golpe no meio-campo. Desta vez foi Phil Foden que, à entrada da área, obrigou Alisson a uma grande defesa, à base do poste.

42' Contra-ataque conduzido por Doku termina nos pés de Julián Alvaréz, que não consegue finalizar da melhor maneira.

35' Akanji perde a bola e Szoboszlai consegue soltar Darwin. O avançado uruguaio, já desenquadrado, acerta na parte exterior da malha lateral.

27' Golo do Manchester City, por Haaland! Falha na reposição de Alisson, boa jogada individual de Aké e Haaland - quem mais poderia ser - aparece entre os centrais e finaliza para abrir o marcador em Manchester! É o 50.º golo do jogador na Premier League, o primeiro frente ao Liverpool na competição.

Terminados os primeiros 20 minutos de jogo, o Manchester City demonstra mais qualidade com bola. Tem mais posse de bola e sabe trabalhá-la melhor. Este controlo, porém, não se revela necessariamente em oportunidades de perigo: foi na pressão alta que mais ameaçou a baliza de Alisson. Por seu turno, o Liverpool pouco ou nada tem construído mas procura ser letal no contra-ataque. A melhor oportunidade do encontro pertence a Darwin.

19' Curtis Jones serve Alisson em momento proibido e Haaland quase consegue desviar para a baliza, antes do guarda-redes conseguir sacudir para fora de perigo.

17' Szoboszlai desmarca Darwin com um grande passe, mas vale a intervenção da defesa do Manchester City, que impede o remate do avançado uruguaio.

16' Salah cruza para cabeceamento de Darwin, mas Ederson responde com uma enorme defesa para manter o nulo no marcador.

11' Alisson Becker falha o passe e deixa a bola nos pés de Phil Foden. Valeu a intervenção rápida dos centrais do Liverpool que, fechando rapidamente, dificultaram o remate do médio inglês, que saiu à figura do guardião dos reds.

Do lado do Manchester City, é Walker que, pela direita, dá mais profundidade junto à linha, com Phil Foden a sobrecarregar o meio-campo. Pela esquerda, é Doku que joga junto à linha, com Bernardo Silva como principal fonte de apoio ao extremo belga.

Começa a ver-se, desde início, algumas nuances táticas. Em construção, o Liverpool coloca Alexander-Arnold mais no meio, com Tsimikas, na esquerda, a dar profundidade. Curtis Jones é o centrocampista que mais baixa, para dar equilíbrio ao lado dos centrais.

0' Começa a partida no Estádio Etihad!

O onze do Manchester City: Rúben Dias e Bernardo Silva são titulares

Haaland, Ederson e Nathan Aké sentiram ligeiros desconfortos físicos durante os compromissos internacionais e, por isso, havia dúvida sobre a sua disponibilidade para o encontro, mas começam a titulares. Voltam à convocatória John Stones e Sérgio Gómez, que estavam lesionados. Matheus Nunes continua de fora e, a ele, junta-se Jack Grealish, que, segundo Pep Guardiola, «não se sente bem» e não faz parte das contas para este jogo.

O onze do Liverpool: Diogo Jota começa de início

Jurgen Klopp promove duas alterações para uma partida que, segundo o próprio, «pode causar hesitações», por medo de uma resposta avassaladora do Manchester City. Diogo Jota joga de início, tal como no último jogo contra o Brentford, em que até faturou. No meio campo, Curtis Jones volta de lesão para o lugar de Cody Gakpo e Mac Allister, que cumpriu castigo na passada jornada, ocupa a posição que foi, no último encontro, de Endo.

No lançamento do encontro, que tem início às 12:30 (hora de Portugal Continental), Pep Guardiola assumiu que Jurgen Klopp o tornou «um treinador melhor». Por seu turno, o técnico do Liverpool rotulou este como «o jogo mais difícil» que a sua equipa pode jogar.