Jorge Jesus antecipa Mundial de clubes e o Real Madrid: «Já tenho experiência»

INTERNACIONAL30.04.202510:13

Treinador português garante que o Al Hilal não vai aos Estados Unidos «só para participar»

Jorge Jesus falou sobre a nova competição da FIFA, o Mundial de Clubes, em que o Al Hilal vai começar por defrontar Real Madrid, Pachuca e Salzburgo

«Penso que este novo Campeonato do Mundo com o formato diferente vai criar uma expectativa muito grande em todos os fãs dos vários clubes que vão estar no Mundial, 32 clubes. Penso que vai ser muito apaixonante. Porque é que digo isto? Porque os fãs vão estar em grande número e penso que a competição vai ter um futuro muito risonho», disse aos meios da FIFA. 

O treinador português falou sobre as suas expectativas para o jogo contra o Real Madrid, logo a abrir: «Já tenho alguma experiência de defrontar várias equipas na Europa, como na UEFA Champions League e na UEFA Europa League. Já estive num clube em que defrontei duas vezes o Real Madrid [com o Sporting, em 2016, tendo perdido ambos por 1-2]. O Real Madrid é um clube conhecido em todo o mundo, sempre com grandes jogadores, jogadores de grande qualidade. Vai ser muito motivante para todos nós jogarmos contra o Real Madrid. Não é que seja uma experiência nova nem para mim nem para os jogadores do Al Hilal, porque já jogaram num Campeonato do Mundo de Clubes contra o Real Madrid. Estamos muito esperançosos de fazer um bom Campeonato, porque temos qualidade para isso», sublinhou. 

Já tenho alguma experiência de defrontar várias equipas na Europa estive num clube em que defrontei duas vezes o Real Madrid [com o Sporting, em 2016, tendo perdido ambos por 1-2]. O Real Madrid é um clube conhecido em todo o mundo, sempre com grandes jogadores, jogadores de grande qualidade. Vai ser muito motivante para todos nós

«O nosso objetivo não é só participar»

Jorge Jesus falou também sobre os objetivos na competição após a primeira fase, referindo que o Al Hilal não vai só passear. «O objetivo é exatamente esse, é passarmos a primeira fase, e depois de passar a primeira fase acreditamos que tudo pode ser possível. Porquê? Porque o sorteio também tem influência nas equipas. O nosso objetivo não é só participar, não é só dizer que vamos estar nesse mundial. O nosso objetivo é participar e demonstrar a qualidade da equipa do Al Hilal e a do futebol saudita. 

O Al-Hilal é campeão saudita e venceu a Taça do Rei na última temporada, contando com nomes como João Cancelo, o ex-Benrica Marcos Leonardo, Mitrovic, Koulibaly ou Milinkovic-Savic. Para Jorge Jesus é «uma equipa especial». «A equipa do Al Hilal é especial por aquilo que fez o ano passado e por aquilo que está a fazer este ano. Batemos todos os recordes do Al Hilal na Liga saudita e não só. Temos o recorde do Guiness (alcançou 34 vitórias seguidas), foi um feito também muito importante para o futebol saudita. E isso tem a ver com a qualidade dos jogadores, a qualidade, também, das infraestruturas, da estrutura do futebol que dão a qualquer treinador e a qualquer jogador. E o Al Hilal nesse aspeto é uma equipa que está ao nível das melhores equipas do mundo, porque não falta nada aos seus profissionais. Este ano o Al Hilal também tem tudo em aberto para continuar a conquistar.» 

A competição decorrerá nos Estados Unidos, numa espécie de ensaio para o Mundial que no próximo ano o país organizará com México e Canadá: «O ambiente e a paixão vão levar os adeptos em grande número aos Estados Unidos. Vai ser diferente de um Campeonato do Mundo de seleções e até penso que, no futuro, o Mundial de Clubes vai ser muito mais apaixonante do que um Campeonato do Mundo de seleções. Penso que vai ser um espetáculo lindo. E vai ser muito bom não só para os clubes, mas para todos os participantes.» 

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer