Gabão FIFPro denuncia abusos sexuais
O Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro) veio a público denunciar abusos sexuais no futebol do Gabão, adiantando ter identificado várias vítimas.
«Múltiplas testemunhas falaram de uma série de abusadores em altos cargos, profundamente enraizados nas estruturas de futebol do Gabão», pode ler-se em comunicado, no qual é salientado que aos agressores «foi permitido continuarem a gozar da sua posição dominante, apesar das queixas, em público e em privado, no seio da Federação Gabonesa de Futebol (Fegafoot)».
No final do ano passado tinha sido aberto um processo de averiguação por parte da Fegafoot, devido a relatos de supostos abusos sexuais por parte de um antigo treinador da seleção de sub-17, mas o processo acabou por ser suspenso.
O FIFPro denunciou ainda gestão danosa na Fegafoot com os fundos da FIFA para o combate à pandemia de covid-19, bem como incumprimentos face à seleção feminina, além da tentativa de impedir que o sindicato de futebolistas gabonês mantenha a sua atividade junto dos atletas.