FC Porto: Francisco Conceição a justificar contratação
Francisco Conceição foi herói em Guimarães. Foto: GRAFISLAB

FC Porto: Francisco Conceição a justificar contratação

NACIONAL12.11.202316:05

Extremo começa a brilhar no Dragão; decisivo em Guimarães com uma assistência e um golo; a silenciar os detratores do seu regresso

O regresso de Francisco Conceição ao Dragão não foi unânime no universo azul e branco e mereceu críticas de alguns setores, nomeadamente de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto e membro do Conselho Superior do FC Porto, que na altura foi corrosivo para com o filho do treinador. «Agora teremos o Mini. Que saiu a dizer mal e de borla», disse o edil. A verdade é que Francisco Conceição tem ganho notoriedade nos últimos tempos e sido decisivo em algumas partidas, sobretudo em Vizela e agora em Guimarães, com a assistência para Zaidu no 1-1 e a fazer o tento da reviravolta no decurso da segunda metade.

A cláusula de compra de Francisco Conceição ficou fixada nos dez milhões de euros e será automaticamente ativada caso o extremo realize, pelo menos, 45 minutos em 25 jogos. Na verdade, é em tudo idêntica ao que havia ficado estabelecido na transferência de Jorge Sánchez, mas com valores diferentes (mais do dobro), tendo em conta que o filho do treinador é mais novo que o lateral, joga numa posição ofensiva e havia assinado contrato com o clube dos Países Baixos até 2027. Caso a cláusula de opção de compra seja acionada no verão de 2024, a cláusula de rescisão de Francisco Conceição ficará nos 60 milhões de euros. O FC Porto também suporta o seu ordenado.