Estoril: Wagner Pina soma minutos na Taça e é alternativa para a direita
Wagner Pina, do Estoril, em ação em jogo pela Taça de Portugal. Foto: Estoril Praia SAD.

Estoril: Wagner Pina soma minutos na Taça e é alternativa para a direita

NACIONAL23.10.202317:23

Lateral de 20 anos é titular absoluto nos sub-23 do Estoril e cumpriu os últimos quinze minutos do triunfo robusto dos canarinhos pela Taça de Portugal, surgindo como alternativa para a ala direita

O Estoril encarou a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Sintrense, do Campeonato de Portugal, com muita seriedade, como ilustra o onze inicial apresentado, que apresentou quatro alterações relativamente ao último encontro disputado, frente ao Benfica, pela Liga, mas que em nenhum dos casos se trataram de estreias ou de jogadores pouco rotinados na equipa. Foi, por isso, um Estoril próximo do seu melhor aquele que se apresentou na Portela de Sintra.

Novidades…mas pouco: Dani Figueira começou a época como dono da baliza e foi destronado por Marcelo Carné, Jordan Holsgrove regressou após castigo e é um titular absoluto no meio-campo e tanto João Marques como Alejandro Marqués já foram titulares na presente temporada, encontrando-se no limiar de voltar a sê-lo. Por conseguinte, a grande surpresa esteve na convocatória e posterior utilização de Wagner Pina, lateral direito da equipa sub-23.

Não se tratou de uma estreia absoluta para Wagner que, recorde-se, cumpriu integralmente a pré-temporada ao serviço da equipa principal e até realizou o primeiro encontro oficial da época, no final de julho – a receção ao Paços de Ferreira, pela 1.ª eliminatória da Taça da Liga – como titular, quando a SAD estorilista ainda buscava por laterais, acabando por contratar Raúl Parra para a posição.

Daí para cá, muita coisa mudou: Wagner Pina regressou ao plantel de sub-23, para o qual foi inicialmente contratado, Parra ainda não se impôs e o Estoril mudou de treinador e de sistema tático, implementado ainda pelo técnico entretanto demitido (Álvaro Pacheco) e passou a jogar em 3x4x3, com Rodrigo Gomes como ala direito e com três centrais, com o trio titular – Volnei, Pedro Álvaro e Bernardo Vital a não estar salvaguardado com alternativas de raiz já que Eliaquim Mangala e Erick Cabaco estão lesionados.

Raúl Parra, inicialmente contratado como lateral direito, foi por isso convertido em central sobre a direita e a alternativa a Rodrigo Gomes na ala direita é…Wagner Pina, que quase três meses depois voltou a ser utilizado num encontro da equipa principal ao cumprir os últimos quinze minutos da goleada aplicada ao Sintrense (5-0), indicador de que Vasco Seabra conta mesmo com o lateral/ala luso-caboverdiano de 20 anos.

Wagner continuará a competir pela equipa sub-23, onde é titular absoluto, na Liga Revelação, e trabalhará em simultâneo na equipa principal, onde é encarado não como um recurso, mas como uma alternativa de confiança a Rodrigo Gomes caso surja algum contratempo como indesejáveis lesões ou castigos.