‘Estágio’ é a prenda para os 24 anos de Rollheiser
Benjamín Rollheiser tenta mostrar-se num ataque muito concorrido (Foto: Miguel Nunes)

‘Estágio’ é a prenda para os 24 anos de Rollheiser

NACIONAL24.03.202408:00

Extremo contratado ao Estudiantes em janeiro celebra primeiro aniversário no Benfica ainda na sombra da primeira e segunda linhas do ataque; seis meses a preparar terreno; eventuais saídas de Di María e Rafa abrem-lhe o caminho

Benjamín Rollheiser celebra hoje 24 anos, o primeiro aniversário passado fora da Argentina, cuja prenda se resume, para já, à perspetiva de jogar com regularidade no futuro, mas não por agora.

O esquerdino que chegou em janeiro proveniente do Estudiantes de la Plata soma apenas 23 minutos divididos por quatro jogos na Liga e apenas na vitória por 3-1 em casa frente ao Estoril alinhou mais de 10 minutos (jogou um quarto de hora, substituindo David Neres).

Rollheiser, Schjelderup e Prestianni fazem parte do plano de regeneração do ataque para 2024/2025

No resto contentou-se com um minuto na goleada (6-1) em casa frente ao Vizela, quatro minutos no triunfo na Luz (3-0) diante do Gil Vicente e três minutos na vitória na Amadora (4-1), diante do Estrela.

Rollheiser está neste momento a fazer um estágio de seis meses para assumir protagonismo a partir do início da próxima temporada. O extremo faz parte de um lote de três atacantes que a SAD considera serem o futuro das alas e do apoio direto ao ponta de lança, a par do compatriota Gianluca Prestianni (18 anos) e do norueguês Andreas Schjelderup (19 anos).

Face às possíveis saídas de Rafa e Di María, por se encontrarem em final de contrato, este trio tem estado no forno, embora em temperaturas diferentes: Schjelderup voltou a ser cedido ao Nordsjaelland, ao qual foi contratado em janeiro de 2023, para reconquistar confiança e maturidade; Prestianni lesionou-se mal assinou (a 31 de janeiro), regressou entretanto, tem-se treinado com a equipa principal e jogado pela equipa B, totalizando para já 127 minutos divididos por duas partidas (66’ com o Santa Clara e 61’ frente ao Penafiel); e Rollheiser só conhece o contexto da formação principal.

Melhor ano da carreira

O camisola 32 sabia ao que viria. Numa fase inicial o negócio pressupunha a transferência apenas no verão, mas a saída de Gonçalo Guedes para o Villarreal abriu uma vaga e Roger Schmidt aceitou recebê-lo no imediato. Como tal, o preço subiu ligeiramente, tendo o negócio ficado fechado num empréstimo com cláusula de compra obrigatória de €9,5 milhões em junho.

O ano civil de 2023 foi o melhor da carreira de Benjamín Rollheiser,  apontando 12 golos e fazendo sete assistências em 57 jogos pelo Estudiantes, clube que representou durante duas temporadas depois de ter saído em litígio com o River Plate.

A primeira época do Benfica decorre em modo de aprendizagem ativa, à espera que no 25.º aniversário já tenha mudado de estatuto.