Recusou saída e só pensa em ser referência no Sporting
Eduardo Quaresma, sabe A BOLA, teve porta aberta para rumar a Espanha e Itália em janeiro, mas nem quis ouvir propostas. Sente-se valorizado em Alvalade e tem como objetivo transformar-se numa referência do clube. Vai ter papel (ainda) mais ativo no renovado plantel 2025/2026
Eduardo Quaresma de corpo e alma nos leões. O defesa-central de 23 anos está empenhado em transformar-se numa referência em Alvalade durante os próximos anos e nem sequer está disposto a ouvir potenciais propostas para deixar o Sporting. Uma intenção que foi reforçada na última janela do mercado de transferências, em janeiro, pois surgiram abordagens concretas de emblemas do futebol espanhol e italiano para o jogador mas que foram prontamente rejeitadas pelo... próprio.
De resto, ao que A BOLA apurou, essas propostas nem chegaram a ser formalizadas junto da SAD dos leões, porque o central fez questão de não dar sequência a uma possível saída do clube. Formado em Alvalade — onde entrou em 2011/2012 com apenas 10 anos — Eduardo Quaresma tem uma ligação quase umbilical com o Sporting e, nesta fase da carreira, só projeta o futuro de leão ao peito.
Recuperado por Ruben Amorim durante a temporada passada, após experiências de empréstimos com pouca expressão, primeiro em Tondela e depois nos alemães do Hoffenheim, Quaresma acabou por ser peça importante na conquista do título (somou a época de maior rendimento da carreira com 30 jogos). Ganhou notoriedade e marcou uma posição no onze quando muitos já vaticinavam o fim de linha em Alvalade.
)
Sentindo-se feliz e valorizado pelo papel que tem desempenhado nos últimos meses, sobretudo após o voto de confiança dado em maio do ano passado, quando prolongou o vínculo com os leões até 2028 (ficando blindado com uma cláusula de €80 milhões), Eduardo Quaresma, um filho da casa, é um dos jogadores mais acarinhados nas bancadas de Alvalade, um reconhecimento recebido com agrado pelo jogador que espera retribuir dentro de campo por muitos anos.
Mais: esse desejo de triunfar em Alvalade está bem identificado junto da SAD e da equipa técnica que têm em mente dar um papel de maior relevo a Eduardo Quaresma no renovado plantel para 2025/2026. Face à cobiça de jogadores como Gonçalo Inácio e Diomande, dois dos maiores ativos do plantel, o central perfila-se como uma das soluções para consolidar uma posição no eixo defensivo.
)
REGRESSO ATÉ FINAL DO MÊS
Com alguns problemas físicos esta temporada — já falhou 14 jogos devido a lesões — Eduardo Quaresma continua ausente dos trabalhos depois do desconforto muscular sentido na partida com o Aves SAD (2-2), na qual acabaria por sair ao intervalo. O central prossegue o programa de recuperação na Unidade de Performance dos leões e tem evoluído de forma positiva nos últimos dias, estando previsto um regresso à competição até final do mês.
O defesa-central deverá, desta forma, manter-se fora das contas nos próximos dois jogos do campeonato (Casa Pia e Famalicão), estando previsto ser reintegrado após a pausa FIFA para as seleções, ou seja, apontando ao duelo com o Estrela da Amadora, marcado para o próximo dia 28.
30 dezembro 2024, 12:10
«É o jogador da moda em Portugal»: espanhóis rendidos a defesa do Sporting
Exibições de Eduardo Quaresma não têm passado despercebidas