Chaves: Moreno conta com mais um 'reforço'
Habib Sylla recebeu alta clínica e pode voltar à competição quatro meses depois da última aparição. (Foto: Chaves)

Chaves: Moreno conta com mais um 'reforço'

NACIONAL02.02.202414:31

Habib Sylla está de volta ao lote dos disponíveis mais de quatro meses depois; lateral-direito costa-marfinense ainda não jogou com o (novo) técnico; Steven Vitória e João Correia (castigados) e Pedro Pinho (lesionado) falham receção ao Farense; Júnior Pius (condicionado) está em dúvida

Habib Sylla. É este o nome do novo reforço de Moreno Teixeira.

Não porque o lateral-direito tenha sido contratado no mercado de transferências de inverno, mas porque o costa-marfinense volta a estar disponível para regressar à competição. E isto... mais de quatro meses depois!

O último jogo do africano foi a 18 de setembro de 2023, diante do Boavista (1-4), numa partida relativa à 5.ª jornada da Liga, sendo que, depois desse encontro no Bessa (já lá vai quase uma volta do Campeonato...), Habib Sylla esteve sempre aos cuidados do departamento médico flaviense e por essa razão não constou dos eleitos dos técnicos dos valentes transmontanos. 

Sim, dos técnicos. Porque esse desafio diante das panteras ainda foi no consulado de José Gomes. Aliás, foi, precisamente, o último jogo em que José Gomes se sentou no banco do Chaves

Depois disso, Moreno Teixeira assumiu o comando dos flavienses, mas quando chegou ao clube já Habib Sylla estava lesionado. Significa isto que durante este período o (novo) técnico nunca pôde contar com o contributo do lateral-direito, situação que agora se altera. E, por essa razão, Moreno passa a ter um novo... reforço.

Desta forma, Sylla, que no próximo dia 12 vai completar 25 anos de idade, aumenta o leque de opções do líder do balneário dos transmontanos, sendo, ainda assim, não é crível que o costa-marfinense possa entrar na equação para a receção ao Farense, marcada para as 15.30 horas de domingo.

Três baixas garantidas

Se Habib Sylla (apesar de ainda não dever constar das escolhas de Moreno, devido ao imenso tempo de paragem a que foi submetido devido a uma lesão muscular) é uma boa novidade para o técnico, há, por outro lado, três situações que são irreversíveis.

A começar por Pedro Pinho. O médio português mantém-se a recuperar de lesão, voltou a não treinar na manhã desta sexta-feira e, como tal, vai falhar o duelo com os leões de Faro.

Passando do panorama clínico para o disciplinar, Moreno tem (mais) duas baixas para o duelo da 20.ª jornada da Liga: Steven Vitória e João Correia.

O defesa-central internacional canadiano foi expulso já no tempo de compensação da partida diante do SC Braga (1-1), realizada na passada quarta-feira - ele que até foi o aturo do golo que, na altura, colocou os valentes transmontanos na frente do marcador -, e irá agora cumprir a consequente suspensão.

Também João Correia falhará o embate com os algarvios devido a castigo. O lateral/ala-direito internacional por Cabo Verde completou, frente aos guerreiros do Minho, uma série de cinco cartões amarelos e também falhará a próxima ronda.

Já em dúvida está Júnior Pius. O defesa-central nigeriano, ele sim, um (verdadeiro) reforço de janeiro do Chaves, foi substituído aos 81 minutos do jogo com os arsenalistas e tem trabalhado de forma condicionada. Apenas amanhã terá a certeza se o problema físico é, ou não, impeditivo de continuar a dar o seu contributo à equipa este fim de semana.

A preparação para o jogo com o Farense fica concluída este sábado, com novo treino agendado para as 10 horas (à porta fechada), sendo que, depois disso, pelas 12 horas, Moreno Teixeira estará na sala de Imprensa para fazer a antevisão dessa partida.