Casa Pia: Fernando Andrade conhece o gosto de abater a águia
Fernando Andrade, do Casa Pia (à esquerda), pressionado por Hidemasa Morita, do Sporting, e com Morten Hjulmand (à direita), na expectativa. Foto: Mário Vasa/GlobalImagens (Imago).

Casa Pia: Fernando Andrade conhece o gosto de abater a águia

NACIONAL14.03.202413:13

Experiente atacante foi a escolha para a frente de ataque dos gansos na jornada anterior; experiência a marcar a 'grandes', em especial o...Benfica, poderá ditar vantagem

Este domingo, o Casa Pia irá defrontar um vizinho bem conhecido como o Benfica, que não derrota há já 86 anos, contando com armas como Fernando Andrade, que na jornada anterior, na Reboleira, surgiu como titular na frente de ataque frente ao Estrela da Amadora. Na primeira partida sem Clayton, anterior dono do lugar que há cerca de uma semana foi vendido aos brasileiros do Vasco da Gama, o experiente atacante surgiu na dianteira perante a concorrência de Felippe Cardoso e André Lacximicant pelo lugar.

Uma pequena vantagem que nada garante a Fernando para o embate com o Benfica, até porque o equilíbrio de forças entre os três jogadores é latente e poderá depender, acima de tudo, da estratégia a aplicar para o desafio. Mais físico e possante, Felippe poderá revelar-se a escolha ideal para combater com os centrais encarnados, enquanto Lacxmicant, felino e inteligente na procura de espaços, poderá tentar explorar espaços vazios.

No entanto, se o histórico constituir o principal foco de discussão, Fernando candidata-se a manter o lugar na receção às águias e contando com o trunfo de, no plantel dos lisboetas, ser quem reserva melhores recordações relativamente aos encarnados. Recorde-se que, em janeiro de 2019, o atacante até marcou ao Benfica o seu primeiro golo oficial com a camisola do FC Porto, e logo numa partida a eliminar.

Nessa ocasião, o golo que Fernando Andrade marcou permitiu ao dragão cantar vitória num clássico pela meia-final da Taça da Liga, em Braga, custando ao rival a eliminação da competição e o apuramento da sua equipa para a final da edição 18/19 da prova. De resto, Fernando Andrade já revelava uma apetência específica para marcar às águias: além desse golo mais mediático, o avançado de 31 anos já marcou por vezes ao Benfica...B, quando representou Penafiel e Santa Clara, na Liga 2.

O experimentado futebolista, que alem de ter jogado no seu país e em Portugal ainda evoluiu na Turquia (duas épocas) e Arábia Saudita (meia temporada), sempre cedido temporariamente pelos dragões, não resume, no entanto, exclusivamente ao Benfica o seu apetite para marcar aos grandes: dias depois de ter marcado ao Benfica, também na final four da Taça da Liga 18/19, marcou ao Sporting, desta feita pela final da prova.

Seriam, porém, os leões a erguer o troféu, evitando na altura que alcançasse a primeira conquista apenas dias após ter assinado contrato com o emblema da Cidade Invicta – haveria de sagrar-se campão nacional em 21/22 com apenas uma participação e…um golo, ao Estoril, na última jornada dessa edição. E na primeira ocasião em que reencontrou o FC Porto, já na presente temporada, o brasileiro… marcou.

Fernando marcou o único golo do Casa Pia na deslocação ao Dragão, que resultou numa derrota por 3-1, marcando o penálti que permitiu aos gansos reduzir a diferença. Segue-se agora o Benfica e, caso ganhe a corrida perante Felippe Cardoso e André Lacxmicant, a águia terá pela frente uma verdadeira persona non grata.