29 abril 2025, 22:26
Estoril perde dois titulares para o jogo com o Benfica
Jordan Holsgrove e Wagner Pina vão cumprir castigo e falharão a partida com as águias, no sábado
Formação orientada por Ian Cathro (con)vence e já está na primeira metade da tabela. Conjunto de João Pereira iguala pior registo da temporada
Houve luz(es) e, para o Estoril, houve também câmara e ação. Depois do apagão europeu, os canarinhos nem tão pouco precisaram de levar lanterna para Rio Maior. Bastou uma revisão no eletricista para se certificarem que os máximos da viatura conduzida por Ian Cathro estavam a funcionar e, quando houve estrada para andar, o conjunto da Linha mudou a posição do manómetro, acionou a luz azul no painel de bordo, fez o pisca e consumou a ultrapassagem. O triunfo diante do Casa Pia permitiu ao Estoril subir ao 8.º lugar da classificação, por troca, precisamente, com o seu adversário desta 31.ª jornada.
Os gansos até entraram melhor e fizeram por merecer a vantagem. Especialmente no lance em que Henrique Pereira tirou Joel Robles do caminho (15’) e, com tudo para marcar, acabou por permitir a (fantástica) recuperação do guarda-redes espanhol, que impediu o golo ao extremo português.
E quem não marca, já se sabe… sofre: passe à João Carvalho e Yanis Begraoui, depois de ganhar as costas ao último reduto contrário, atirou a contar. O golo fez bem ao Estoril e André Lacximicant podia ter aumentado, mas falhou nas medidas (26’).
A formação casapiana não estava (naturalmente) satisfeita e Larrazabal deu o mote para o que se seguiria: o empate. Penálti de Wagner Pina sobre Jérémy Livolant (muito contestado pelos forasteiros) e Cassiano, da marca dos 11 metros, não perdoou. Um empate que poderia ser desfeito já na compensação da primeira parte, mas André Lacximicant viu o seu golo (bem) invalidado por ter beneficiado de uma posição irregular na altura do remate.
Estava tudo em aberto para a etapa complementar, mas tudo se desmoronou, na ótica do Casa Pia, com a expulsão de Jérémy Livolant logo aos 48 minutos. A partir desse momento, o Estoril – que perdeu Wagner Pina e Jordan Holsgrove para a receção ao Benfica (ambos vão cumprir castigo) - dominou, mas Cassiano ainda ameaçou (51’).
29 abril 2025, 22:26
Jordan Holsgrove e Wagner Pina vão cumprir castigo e falharão a partida com as águias, no sábado
Daí para a frente houve dedo estratégico de Ian Cathro. Com João Carvalho a coordenar todos os movimentos ofensivos, Pedro Carvalho e Gonçalo Costa deram profundidade aos corredores e Alejandro Marqués (também) entrou para… faturar. Com o vencedor encontrado, ainda houve tempo para João Carvalho sentenciar o desafio e consumar o regresso do Estoril às vitórias - o Casa Pia somou o quarto jogo sem vencer, igualou o pior ciclo da época e ainda não foi desta que chegou ao recorde de pontos na Liga.
O melhor em campo: João Carvalho (7)
Tem cola nos pés e quando a bola lhe chega só sai de lá… com o devido destino. Sempre de cabeça levantada e com soluções para cada problema, foi o desbloqueador de todas as situações de ataque. Assistiu Yanis Begraoui no primeiro golo, perfumou todo o jogo dos estorilistas e acabou (ainda mais) premiado com o tento que sentenciou o desafio. É um tratado.
A figura do Casa Pia: Cassiano (6)
Tem força para dar e vender e voltou a ser o cabo dos trabalhos para os defensores contrários. A sua mobilidade, quando os ataques assim o pediam, ou a forma sublime como joga de costas para a baliza nos momentos em que o coletivo necessita de apoios frontais são trunfos de monta para os processos ofensivos dos gansos. No penálti… não vacilou.
As notas dos jogadores do Casa Pia:
Patrick Sequeira (5), João Goulart (5), José Fonte (5), Leonardo Lelo (5), Larrazabal (6), Iyad Mohamed (5), Pablo Roberto (5), Fahem Benaissa (5), Jérémy Livolant (3), Cassiano (6), Henrique Pereira (5), Miguel Sousa (5), Korede Osundina (5), Tiago Dias (-), Cauê dos Santos (-) e Renato Nhaga (-).
As notas dos jogadores do Estoril:
Joel Robles (6), Kévin Boma (6), Felix Bacher (6), Pedro Álvaro (5), Wagner Pina (4), Jordan Holsgrove (6), Vinícius Zanocelo (6), Pedro Amaral (6), João Carvalho (7), André Lacximicant (6), Yanis Begraoui (6), Pedro Carvalho (6), Gonçalo Costa (6), Alejandro Marqués (6), Rafik Guitane (5) e Jandro Orellana (-).
A minha equipa tem mérito por cria, mas isto é futebol e acabámos por sofrer. A expulsão é justa, mas tem de haver mais critério. Tornou-se muito difícil jogar com menos um jogador. O resultado é muito enganador. Vamos a Arouca para dar uma resposta.
Entrámos bem e talvez depois do golo tenhamos demonstrado alguma ansiedade. Na segunda parte voltámos a ser nós e percebemos que mesmo com 10 o Casa Pia é muito competitivo. Tivemos controlo, domínio e acabámos por marcar mais dois golos e vencer.
Havia 4 jogadores em risco de Suspensão contra o SL BENFICA. HOLSGROOVE (levou fica de fora), WAGNER PINA (levou vermelho no Banco Suplentes), JOÃO CARVALHO (andou a passo com medo e nao levou), ANDRÉ LACSXIMICATI (substituido porque ia levar na 2 parte). Ainda faltam as lesões nos treinos até lá. Vamos ÊBES, Rumo ao 42.