Benfica mantém vivo sonho do Santa Clara
Vitória das águias em Guimarães (3-0) suaviza impacto de série negativa dos açorianos na luta pelos competições europeias
Apesar de não ter vencido na casa do Rio Ave (1-1), o Santa Clara ganhou terreno ao Vitória de Guimarães na jornada 30, na luta pelo quinto lugar. A derrota dos vimaranenses em casa frente ao Benfica (0-3) permitiu que a turma de Vasco Matos reduzisse para um ponto a distância para a posição que ocupou continuamente entre a 17.ª e a 29.ª jornada.
Nos últimos três jogos os açorianos somam duas derrotas,- em Guimarães diante do Vitória (0-2) e em casa frente ao Sporting (0-1)-, e um empate, conquistado na jornada 30 frente ao Rio Ave (1-1). A derrota vimamaranense frente ao Benfica evitou que os açorianos entrassem para os quatro jogos finais com quatro pontos de desvantagem para os minhotos.
Os resultados recentes traduzem a fase mais intermitente dos insulares na Liga, tendo vencido apenas dois dos últimos oito jogos disputados. Até ao final da temporada, a turma de Vasco Matos tem pela frente o Arouca e o Famalicão em São Miguel e deslocações a Braga e a Faro, onde disputa a última jornada.
Mesmo que os açorianos não garantam a segunda qualificação europeia da história do clube, a presente temporada já é especial. Com o empate em casa emprestada do Rio Ave, o Santa Clara fixou novo recorde pontual na Liga, que procura alimentar até ao final da época. A turma de Vasco Matos pode ainda imortalizar-se como a melhor defesa da história do clube no primeiro escalão.
Atualmente com 29 golos sofridos em 30 jogos, os açorianos têm tudo para destronar melhor marca que remonta à temporada 2020/2021 (36).